Morre Peter Higgs, físico que descobriu a 'Partícula de Deus'

2 min de leitura
Imagem de: Morre Peter Higgs, físico que descobriu a 'Partícula de Deus'
Imagem: Getty Images

O físico Peter Higgs morreu na segunda-feira (8) aos 94 anos, em consequência de uma “doença repentina”, segundo a Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, da qual ele era professor emérito. O pesquisador foi o responsável pela descoberta do bóson de Higgs, também conhecido como a “partícula de Deus”.

Nascido em 1929 na cidade de Newcastle, na Inglaterra, o cientista se inspirou no trabalho de outro físico famoso, Paul Dirac, um dos fundadores da mecânica quântica. Higgs se graduou na King’s College London em 1950 como o primeiro da turma de física e iniciou suas pesquisas um ano depois.

Peter Higgs era professor emérito da Universidade de Edimburgo.Peter Higgs era professor emérito da Universidade de Edimburgo.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Em 1964, o britânico propôs a existência de uma nova partícula, o bóson de Higgs, com outros cinco cientistas, como parte do modelo padrão de partículas físicas. Sua existência só foi confirmada em 2012, por meio de experimentos no Grande Colisor de Hádrons (LHC), o acelerador de partículas do CERN, na Suíça.

“Peter Higgs foi um indivíduo notável — um cientista verdadeiramente talentoso cuja visão e imaginação enriqueceram o nosso conhecimento do mundo que nos rodeia. O seu trabalho pioneiro motivou milhares de cientistas e o seu legado continuará a inspirar muitos mais nas gerações vindouras”, declarou o diretor e vice-chanceler da Universidade de Edimburgo, Peter Mathieson, em comunicado.

“Partícula de Deus”

O bóson de Higgs é uma partícula subatômica com papel essencial no Modelo Padrão, que descreve a física relacionada à formação do universo. Segundo a teoria descrita na década de 1960, uma força invisível chamada campo de Higgs se uniu ao bóson de mesmo nome logo após o Big Bang, permitindo que as demais partículas obtivessem massa.

A demora para comprovar a existência de tal partícula, que chegou a quase 50 anos, se deve à sua instabilidade extrema, levando à fragmentação em pedaços ainda menores, exigindo o uso de um equipamento como acelerador de partículas do CERN. Por ser o elemento que possibilitou a existência do universo, ela recebeu o apelido de “Partícula de Deus”.

Pela formulação da teoria sobre como as partículas adquirem massa, Peter Higgs ganhou o Prêmio Nobel de Física de 2013 com o cientista belga François Englert, que apresentou a mesma descoberta sobre o mecanismo.

Mantenha-se atualizado sobre as últimas notícias do mundo da física aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para saber, qual é a idade do universo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.