Espionagem espacial? SpaceX pode estar construindo satélites espiões para os EUA

2 min de leitura
Imagem de: Espionagem espacial? SpaceX pode estar construindo satélites espiões para os EUA
Imagem: Getty Images

Além de enviar satélites para finalizar a constelação Starlink, a SpaceX também pode estar em uma missão para desenvolver centenas de satélites que poderiam espionar alvos na superfície da Terra. De acordo com uma publicação da agência internacional Reuters, esses satélites espiões seriam capazes de captar imagens de toda a Terra e seriam utilizados por uma agência de inteligência dos EUA.

As informações sugerem que a companhia de Elon Musk fechou um contrato de US$ 1,8 bilhão (cerca de R$ 9 bilhões na cotação atual) com uma suposta agência, conhecida como Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO).

A rede de satélites é chamada de Starshield, e deve recolher imagens de toda a Terra de forma contínua. Segundo uma das fontes que revelou a novidade, 'ninguém poderá se esconder' desses instrumentos espaciais.

As fontes que revelaram os dados pediram para permanecer em total anonimato, pois não tinham autorização para divulgar informações sobre o projeto espião do governo dos EUA. A China e Rússia também podem estar desenvolvendo seus próprios satélites para realizar a espionagem em outros países.

“O Escritório Nacional de Reconhecimento está desenvolvendo o sistema de inteligência, vigilância e reconhecimento baseado no espaço mais capaz, diversificado e resiliente que o mundo já viu”, disse um porta-voz da NRO ao reconhecer que está desenvolvendo um sistema de satélites, mas ele recusou qualquer envolvimento da agência com a SpaceX.

Satélite espião e SpaceX

Conforme as fontes explicam, a SpaceX já desenvolveu aproximadamente 12 protótipos de satélites espiões desde 2020, mas não sabem se está relacionado ao programa Starshield. A companhia de Elon Musk divulgou um site que explica sobre o programa Starshield e revela que ele está sendo desenvolvido para 'uso governamental', com foco na observação da Terra, mas não faz referência à espionagem ou à NRO.

Será que os satélites do programa Starshield da SpaceX, estão sendo desenvolvidos para a espionagem global?Será que os satélites do programa Starshield da SpaceX, estão sendo desenvolvidos para a espionagem global?Fonte:  Getty Images 

No passado, o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) já utilizou foguetes Falcon 9 para lançar instrumentos militares para o espaço; então, não seria tão absurdo se Elon Musk estivesse envolvido nesse suposto novo programa.

Recentemente, a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, disse que a companhia já teve uma ótima colaboração com a comunidade de inteligência. Ou seja, por enquanto, não foi completamente confirmado que a empresa desenvolveu satélites espiões para uma agência norte-americana.

“Os planos mostram a extensão do envolvimento da SpaceX nos projetos militares e de inteligência dos EUA e ilustram um investimento mais profundo do Pentágono em vastos sistemas de satélites em órbita baixa da Terra, destinados a apoiar as forças terrestres.  Se for bem-sucedido, as fontes disseram que o programa aumentará significativamente a capacidade do governo e dos militares dos EUA de detectar rapidamente alvos potenciais em quase qualquer lugar do globo”, a Reuters descreve.

Gostou do conteúdo? Então, fique sempre por dentro de mais estudos sobre astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir entender por que, a expansão de satélites impede que radioastrônomos observem os céus.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.