Qual o melhor estado do Brasil para se ter energia solar?

3 min de leitura
Imagem de: Qual o melhor estado do Brasil para se ter energia solar?
Imagem: GettyImages

A energia solar é uma das opções mais utilizadas para quem busca economizar na conta de luz, e ao mesmo tempo contribuir com a sustentabilidade do planeta. Entretanto, muitos ainda esbarram em um grande empecilho: o alto custo da instalação de todo o aparato.

Ou seja, não basta apenas colocar os painéis solares, é preciso também ter todo um funcionamento para que a luz captada seja utilizada da maneira correta. E esse valor varia em cada estado, já que em alguns, a conta fica muito mais barata até mesmo por conta de incentivos do próprio governo local.

Com isso, pensando no seu bolso, o TecMundo hoje traz uma lista com os melhores estados para investir na energia solar. Confira!

Quais os melhores estados para investir na energia solar?

1. São Paulo

O estado do sudeste lidera o ranking entre os mais vantajosos para investir na energia solar. Atualmente, são 3,4 GW instalados em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais. Já os três municípios com maior potência instalada são a capital paulista,  com 109,2 MW, Ribeirão Preto com 84,1 MW, e Campinas com 75,4 MW.

São Paulo agora está na segunda posição entre os estados mais vantajosos para se investir em painéis solaresSão Paulo agora está na segunda posição entre os estados mais vantajosos para se investir em painéis solaresFonte:  GettyImages 

O estado também é aquele onde o investimento vem de forma mais rápida. Boa parte disso é por conta de incentivos de alguns municípios, como o da capital paulista, que concede isenção do imposto para microgeradores, minigeradores e centrais de geração de energia solar.

2. Minas Gerais

Depois de permanecer por muito tempo no topo, Minas Gerais caiu para a segunda posição no ranking nacional. Atualmente, dos 3,34 GW instalados no estado, 2,98 GW vêm da geração de painéis solares.

Entre as suas cidades, Uberlândia é a com maior potência, 128,6 MW, seguida por Belo Horizonte com 89 MW, e por Montes Claros 69 MW.

Minas Gerais é o estado brasileiro que lidera o ranking entre os melhores para se investir na energia solarMinas Gerais é o estado brasileiro que lidera o ranking entre os melhores para se investir na energia solarFonte:  GettyImages 

O estado também conta com diversos municípios com leis para o incentivo ao uso de energia sustentável para residências, comércios e propriedades rurais. Entretanto, até hoje eles encontram problemas, e muita burocracia, para conseguir conectar suas micro e mini usinas junto à rede de distribuição da Cemig – empresa responsável pela distribuição de energia.

3. Rio Grande do Sul

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 2,56 GW em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Com isso, ele ocupa a terceira posição no ranking.

Já as cidades do seu território que mais investem são Caxias do Sul com 85,8 MW, Novo Hamburgo com 53,6 MW, e Santa Maria com 51,6 MW.

O Rio Grande do Sul é o terceiro colocado no ranking e, curiosamente, sua capital não aparece entre as cidades que mais utilizam energia solarO Rio Grande do Sul é o terceiro colocado no ranking e, curiosamente, sua capital não aparece entre as cidades que mais utilizam energia solarFonte:  GettyImages 

Um fato curioso é que o estado é um dos que mais enfrentam problemas para a instalação de painéis solares e outras energias limpas.

Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), "algumas distribuidoras de energia elétrica têm descumprido o regramento legal para os pedidos de conexão de sistemas fotovoltaicos na geração distribuída, com paralisação deste processo, pelo argumento de inversão de fluxo na rede”, diz a nota oficial.

4. Paraná

Na quarta posição está o estado do Paraná, também na região sul do país. Atualmente ele possui 2,38 GW de energia solar em operação no segmento de GD. Já os seus municípios que mais bem colocados são Foz do Iguaçu com 107 MW, Maringá com 99,4 MW, e Londrina com 79,1 MW.

O Paraná ocupa o quarto lugar com 2,38 GW de energia solar em operaçãoO Paraná ocupa o quarto lugar com 2,38 GW de energia solar em operaçãoFonte:  GettyImages 

Curiosamente, segundo a ABSOLAR, até a presente data, o estado do Paraná é o único do país que conta com uma tributação para o uso de painéis solares. Por conta disso, há uma série de empecilhos que travam a expansão do uso da energia limpa.

5. Santa Catarina

Em quinto lugar temos Santa Catarina, que soma 1,37 GW de potência, sendo 1,35 GW de energia solar. A sua capital, Florianópolis, é uma das que mais usam o método, com 816 MW. Já em segundo lugar no estado, temos Blumenau com 22,8 MW, e em terceiro Concórdia com 17,7MW.

Florianópolis é a cidade brasileira que mais investe em energia solarFlorianópolis é a cidade brasileira que mais investe em energia solarFonte:  UFSC 

Como dito anteriormente, Florianópolis é a capital que mais investe em energia solar no pais. Os seus números impressionam, já que a segunda colocação pertence a Brasília com 205 MW, ou seja, quase um quarto do que a capital catarinense investe. Muito desse esforço deve-se à facilidade e baixo custo de instalação dos painéis solares na região.

Gostou do conteúdo? Fique de olho no TecMundo para manter-se atualizado sobre o universo da tecnologia e sustentabilidade. Aproveite para saber o que falta para o Brasil alcançar o topo na geração de energia solar. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.