Teoria da relatividade é 'atualizada' após astrofísico eliminar lei importante

Imagem de: Teoria da relatividade é 'atualizada' após astrofísico eliminar lei importante
Imagem: Getty Images

Publicada pela primeira vez na obra Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, em 1687, a teoria universal da gravidade de Newton escrita pelo físico e matemático Isaac Newton era utilizada para explicar os conceitos da física.

Em 1915, Albert Einstein propôs a teoria da relatividade geral e ampliou os conceitos de Newton, pois a hipótese era considerada incompleta em relação a alguns conceitos. A teoria de Newton não é perfeita, mas Einstein também sabia que a sua versão também não conseguia explicar tudo sobre a física.

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica The European Physical Journal C, um estudante de astrofísica da Universidade da Amizade dos Povos (RUDN), na Rússia, extraiu uma lei que pode melhorar a teoria da relatividade geral.

Um estudante de astrofísica afirma que novos conceitos podem ajudar a melhorar a teoria da relatividade geral de Albert Einstein.Um estudante de astrofísica afirma que novos conceitos podem ajudar a melhorar a teoria da relatividade geral de Albert Einstein.Fonte:  Getty Images

Segundo Fazlollahi, a remoção de uma lei matemática conservadora de energia e momento pode melhorar a teoria da relatividade geral e superar alguns obstáculos que envolvem a obra de Einstein.

O estudante afirma que a relatividade geral costuma encontrar problemas para se integrar à mecânica quântica, por isso, ele busca uma nova maneira de explicar o surgimento da gravidade a partir da curvatura do espaço-tempo.

"O problema da não-renormalizabilidade da gravidade de Einstein é bem conhecido. Isso levou a dezenas de tentativas de tratá-lo como uma teoria de baixa energia. Por exemplo, na teoria das cordas, a equação clássica de Einstein é apenas o primeiro termo em uma série infinita de correções gravitacionais. Portanto, é possível que, em altas energias e/ou dentro do horizonte de eventos de buracos negros, a curvatura do espaço-tempo e a gravidade se desviem da teoria geral da relatividade de Einstein", disse o estudante Hamidreza Fazlollahi, associado do Instituto Educacional e Científico de Gravidade e Cosmologia da RUDN.

Teoria da relatividade atualizada

O astrofísico explica que, ao abandonar algumas das suposições fundamentais da teoria da relatividade geral, é possível explorar uma nova forma de descrever a gravidade a partir da curvatura do espaço-tempo. Fazlollahi afirma que recorreu à termodinâmica relativística para encontrar transformações de energia e momento semelhantes às aquelas utilizadas na teoria de Einstein.

A obra de Albert Einstein se popularizou entre cientistas em todo o mundo, afinal, ela é responsável por explicar alguns dos conceitos mais complicados da física.

No entanto, é importante destacar que a teoria não pode explicar tudo e, provavelmente, está errada em algum nível. Por isso, cientistas como Fazlollahi tentam buscar novas maneiras de explicar alguns conceitos que ainda não são completamente compreensíveis.

“O astrofísico demonstrou que o novo modelo gravitacional é consistente em diferentes ambientes e pode ser utilizado em pesquisas astrofísicas e astronômicas. Como exemplo, o autor testou a nova teoria calculando duas fases do desenvolvimento do Universo — a inflacionária e a expansão acelerada. As indicações da nova teoria estão conforme observações experimentais”, descreve um comunicado oficial.

Gostou do conteúdo? Então não esqueça de compartilhar a matéria em suas redes sociais, afinal seus amigos também podem gostar de conhecer o fantástico e bizarro mundo da física quântica.