Ericsson registra patente brasileira que faz antenas adesivas se consertarem ‘sozinhas’

1 min de leitura
Imagem de: Ericsson registra patente brasileira que faz antenas adesivas se consertarem ‘sozinhas’
Imagem: Reprodução/Ericsson

A Ericsson anunciou o registro de patente de uma tecnologia que faz com que micro antenas de internet se consertem “sozinhas”. Chamada de Self-healing, ou “autorreparo” em tradução livre, a solução foi desenvolvida por profissionais brasileiros.

De acordo com a empresa, a novidade continua sendo testada e será lançada somente em 2030. Inicialmente, a inovação será utilizada nas chamadas Radio Stripes, um sistema que une até milhares de micro antenas maleáveis que fornecem internet 5G e 6G (que também será lançada daqui sete anos).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As Radio Stripes, que foram apresentadas pela Ericsson em 2019, serão utilizados em ambientes com muita gente como aviões, ônibus, casas de shows e escritórios, por exemplo.

EricssonAs Radio Stripes da Ericsson são praticamente fitas adesivas com sinal de internet (Imagem: Divulgação/Ericsson)

Por serem muito pequenas, as mini antenas podem ser aplicadas discretamente em tapetes, paredes, tetos e outros tipos de superfícies.

Como funciona a tecnologia?

André Mendes Cavalcante, um dos integrantes do time brasileiro que inventou a tecnologia de self-healing, explica que a patente resolverá problemas de conexões caso a fita ou as Radio Stripes sejam danificadas. A tecnologia consegue compensar possíveis falhas sem degradar a qualidade do serviço.

“Se parte da fita do sistema for rompida ou uma micro antena sofrer algum dano, os usuários próximos a essa área afetada perderiam total ou parcialmente o sinal. A Self-healing, nesse caso, atua para que os usuários comprometidos sejam automaticamente conectados a outras partes da fita em funcionamento, compensando a degradação gerada por tais falhas”, argumenta o especialista.

Com a possibilidade de consertar a antena, a solução garantirá maior robustez ao sistema, estabilidade da conexão e garantia de qualidade de serviço aos usuários. A invenção não deixará com que os usuários de internet da região fiquem sem conexão para utilizar redes sociais, pedir um carro de aplicativo ou mandar mensagens para amigos.

A patente é 100% brasileira e foi desenvolvida por inventores da Ericsson Brasil e apoiada por estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.