Reconhecimento biométrico pelos seus pés, que tal?

1 min de leitura
Imagem de: Reconhecimento biométrico pelos seus pés, que tal?

Será que todos os sapatos das mulheres vão ter estes sensores? (Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

Muitas pessoas acreditam que o futuro da segurança, como um todo, está relacionado ao reconhecimento biométrico. Hoje em dia, você já encontra lugares nos quais há leitores de retina, assim como sempre pudemos observar nos filmes de ficção científica.

Contudo, apesar desta tendência, um laboratório americano acredita em uma solução um pouco diferente. Quem disse que esse tipo de detecção deve ficar restrita somente aos escaneamentos faciais, digitais ou de retina?

Pensando assim, os pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon criaram o laboratório Pedo-Biometrics Research and Identity Automation Lab, que trabalha na criação de um tênis capaz de reconhecer você depois de apenas três passos.

O calçado, que ganhou o nome de BioSole, vem sendo desenvolvido desde 2009 e conta com sensores que apresentam resultados positivos de 99%. De acordo com os cientistas, se alguém botar o seu tênis com reconhecimento, o dispositivo identificará que se trata de um estranho quase que imediatamente.

Dessa forma, o gadget pode ser utilizado em áreas de segurança, lançando sinais quando alguém estiver tentando entrar em determinado local com um calçado roubado de uma pessoa credenciada, por exemplo. Além disso, segundo os pesquisadores, o BioSole apresenta um grande potencial em outras áreas, como monitoramento e identificação de doenças, como Parkinson ou diabetes,.

Fonte: PHYS.ORG e The Verge

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.