Mudanças climáticas subterrâneas ameaçam desestabilizar prédios

2 min de leitura
Imagem de: Mudanças climáticas subterrâneas ameaçam desestabilizar prédios
Imagem: Getty Images

Pesquisadores da Northwestern University publicaram um estudo expondo os riscos silenciosos à infraestrutura civil em cidades com solo mais macio, abordando um novo fenômeno que eles chamam de “mudanças climáticas subterrâneas”, atribuindo-o ao calor gerado por estruturas feitas à mão, como túneis, garagens e esgotos localizados no subsolo.

Como resultado do aumento das temperaturas, o solo está passando por mudanças como inchaço, contração, afundamento e rachaduras, afetando a estabilidade dos edifícios.

O estudo se concentrou em Chicago, onde os pesquisadores descobriram uma tendência significativa de aquecimento de 5,6 graus Fahrenheit desde 1951. Eles preveem que até 2051, a cidade experimentará um afundamento de 8 milímetros e um inchaço de 12 milímetros no solo.  Apesar de parecerem pequenas alterações, elas são suficientes para interromper a infraestrutura e as operações de superfície.

Alessandro F. Rotta Loria, pesquisador principal, enfatizou que o solo está se deformando devido às flutuações de temperatura, e as estruturas civis existentes estão mal equipadas para lidar com tais variações. Embora esse fenômeno não coloque diretamente em risco a segurança das pessoas, ele pode impactar significativamente a funcionalidade diária de fundações e infraestrutura civil.

Loop é o centro financeiro e também uma área comunitária da cidade de Chicago.Loop é o centro financeiro e também uma área comunitária da cidade de Chicago.Fonte:  Getty Images 

Para estudar a situação, a equipe implantou mais de 150 sensores de temperatura sem fio em todo o Loop — área comunitária de Chicago — acima e abaixo do solo, em 2022. Eles foram colocados em porões, túneis de metrô, garagens subterrâneas e ruas para reunir dados de temperatura da região.

Eles observaram que as temperaturas subterrâneas abaixo do Loop eram frequentemente 10 graus mais quentes do que as abaixo do Grant Park. A difusão de calor para o solo submeteu os materiais a esforços significativos, levando a expansões e contrações com mudanças de temperatura.

Embora a pesquisa tenha sido feita em Chicago, os pesquisadores alertaram que as mudanças climáticas subterrâneas afeta a maioria das áreas urbanas, incluindo a cidade de Nova York, que já está afundando devido às mudanças climáticas, com o aumento do nível do mar representando uma ameaça para a ilha.

Os dados de temperatura coletados foram usados para criar simulações que preveem tendências de temperatura até 2051. As simulações revelaram que temperaturas mais quentes podem fazer com que o solo se expanda para cima em até 12 milímetros e contraia para baixo em até 8 milímetros, afetando o desempenho operacional das fundações e deslocando edifícios ao longo do tempo.

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.