Animação tenta explicar o que é a Partícula de Deus [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Animação tenta explicar o que é a Partícula de Deus [vídeo]

Você já entendeu exatamente como funciona o Bóson de Higgs, também chamado de Partícula de Deus ou Partícula-Deus? Pois para facilitar o entendimento do assunto, o estúdio PHD Comics tentou explicar em uma animação tudo o que alguns cientistas do CERN (o instituto por trás do LHC, o Grande Colisor de Hádrons) contaram sobre o assunto.

O vídeo está todo em inglês e, pelo menos por enquanto, não há a disponibilidade de legendas, mas as imagens podem colaborar bastante para o entendimento do que está sendo dito. O material mostra que os cientistas tentam provar a existência do Bóson de Higgs há mais de 50 anos.

Como é feita a identificação?

O primeiro passo é realizar a colisão dos hádrons (o que dura uma fração mínima de segundo) e fazer a medição dos produtos resultantes dela. Em seguida, os cientistas medem a energia do processo. Também são realizadas medições em diferentes níveis de energia, e assim é possível chegar à energia total da reação. Nesse momento, entram em cena duas teorias: a que diz que os Bóson de Higgs existe e a que contraria a tese.

Como as diferenças entre os cenários em que a partícula é provada e desmentida são muito parecidos, somente com o LHC é possível identificar a existência dela com mais precisão. E é por isso que existem muitos cientistas dedicados a observar os relatórios emitidos pelo acelerador de partículas todos os dias.

(Fonte das imagens: Reprodução/PHD Comics)

Agora, com a “Partícula de Deus” parcialmente comprovada, há mais uma série de perguntas que começam a serem feitas. Como ela interfere na massa das outras partículas e por que cada partícula a interpreta de um modo diferente ainda são mistérios para a ciência. Quais serão os próximos passos dos cientistas?

Fontes: Mashable e PHD Comics

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.