Guardanapos tecnológicos de gel absorvem três vezes mais líquidos que papel

1 min de leitura
Imagem de: Guardanapos tecnológicos de gel absorvem três vezes mais líquidos que papel
Imagem: Shutterstock

Em um artigo publicado na revista científica Matter, em dezembro de 2022, cientistas apresentaram uma folha de gel que pode absorver até três vezes mais que toalhas de papel. A novidade está sendo desenvolvida para uso em cozinhas, salas de cirurgia e em outras áreas que necessitam de produtos para absorver líquidos.

Ao combinar as propriedades de uma toalha de papel e de um hidrogel, os cientistas conseguiram criar um material que pode absorver muito mais que o clássico papel toalha. Até então, um material semelhante já havia sido produzido, contudo, ele era quebradiço e se desfazia com facilidade.

Um dos grandes diferenciais da nova folha de gel é que, mesmo quando estão secas, elas permanecem macias e flexíveis. Os pesquisadores utilizaram diferentes materiais, como bicarbonato de sódio, ácido, glicerol e luz ultravioleta, para criar o material.

“Nós reinventamos a aparência de um hidrogel. Até onde sabemos, este é o primeiro hidrogel relatado com tais propriedades táteis e mecânicas”, disse um dos autores do estudo Srinivasa Raghavan, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. “Estamos tentando alcançar algumas propriedades únicas com materiais de partida simples”, completou.

Os cientistas dizem que, futuramente, as folhas de gel podem substituir as toalhas de papel.Os cientistas dizem que, futuramente, as folhas de gel podem substituir as toalhas de papel.Fonte:  Reprodução/Matter/Choudhary et al 

Folha de gel na prática

Em um teste, eles "secaram" 25 ml de água com a folha de gel, que absorveu tudo em apenas 20 segundos — o material também funciona bem com líquidos mais espessos, como sangue e outros fluidos até mil vezes mais espessos que a água. Enquanto isso, uma toalha de pano absorveu apenas 60% da água, deixando algumas gotas na superfície.

Agora, os pesquisadores devem continuar estudando o material para otimizar a absorção e reduzir o custo das folhas de gel, além de criar uma versão para absorver óleo — o objetivo é criar opções reutilizáveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.