Robô MARVEL tem pés magnéticos para escalar estruturas metálicas

Imagem de: Robô MARVEL tem pés magnéticos para escalar estruturas metálicas
Imagem: Freepik

Pesquisadores coreanos desenvolveram um robô com pés magnéticos capaz de escalar estruturas metálicas verticais e invertidas. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Science Robotics.

O robô quadrúpede foi desenvolvido pelo Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia, em parceria com um correspondente da Universidade de Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos).

Com uma tecnologia inovadora nas pernas e pés do robô, MARVEL (robô magneticamente adesivo para locomoção versátil e rápida, em tradução livre) consegue escalar estruturas ferromagnéticas verticalmente e tetos.

Veja o vídeo.

Com diversos sensores, MARVEL consegue desviar de obstáculos e mudar o plano de escalada. Partindo do solo, ele escala paredes e pode até ficar de ponta-cabeça em tetos, sem perder a aderência.

Isso só é possível graças a combinação única entre o design das pernas e a tecnologia de seus pés, que podem desmagnetizar individualmente.

O design das pernas e pés de MARVEL conferem estabilidade, facilitando a escalda.O design das pernas e pés de MARVEL conferem estabilidade, facilitando a escalda.Fonte:  Science Robotics / Korea Advanced Institute of Science and Technology

Os pés contêm um material com propriedades elásticas e magnéticas (elastômeros magnéticos), que em conjunto com eletroímãs, conferem maior aderência às superfícies metálicas e ferromagnéticas.

Durante os testes com MARVEL, além da escalada, ele também conseguiu transportar um peso útil de até três quilos, e em condições ideais, atingiu uma velocidade máxima de 0,7 metros por segundo.

Os pesquisadores esperam que MARVEL possa ser utilizado em diversas tarefas, principalmente para inspeções e manutenção de estruturas como, tanques de armazenamento de combustíveis, estaleiros, torres de comunicação e afins.