Cientistas desenvolvem monitor feito apenas com ar e água

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas desenvolvem monitor feito apenas com ar e água

Alguns pesquisadores da Universidade Aalto, na Finlândia, criaram uma nova tecnologia única que, em vez de LED ou LCD, utiliza apenas água e ar para criar uma tela. A novidade pode permitir que no futuro os monitores de computador sejam constituídos apenas com a mesma mistura básica que é essencial à vida humana.

De acordo com o site Gizmag, o segredo está na utilização de uma superfície de vários níveis, formada por inúmeros pontos minúsculos (de 10 micrometros), sendo que cada um deles é coberto com nanofilamentos (menores ainda). O resultado é um plano super-hidrofóbico, que repele a água e aglutina o ar, possibilitando que os cientistas possam escrever, fazer imagens complexas e outros desenhos sobre a superfície criada.

Os pesquisadores contam que o trabalho foi inspirado nas propriedades à prova dágua da folha de Lótus, e a maior revelação dessa pesquisa é o contraste óptico entre superfícies (microscópicas) secas e molhadas. Vale a pena dar uma conferida no vídeo acima para ver, na prática, o resultado do novo “monitor molhado”.

Fonte: Gizmag

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.