Albert Einstein disse para Marie Curie não ligar para 'haters'; veja carta

1 min de leitura
Imagem de: Albert Einstein disse para Marie Curie não ligar para 'haters'; veja carta
Imagem: PublicDomanPictures

Algumas semanas antes de receber o Prêmio Nobel de Química, em novembro de 1911, a cientista Marie Curie recebeu uma carta amistosa de Albert Einstein com uma dica valiosa para qualquer pessoa. Na mensagem, o físico alemão diz para Curie não se ocupar com os haters que a incomodavam na época.

A história começa em 1906, quando o marido da cientista, Pierre Curie, morreu e a deixou viúva. Após alguns anos, Marie se relacionou com o físico Paul Langevin, um ex-estudante de doutorado de Pierre — na época, Langevin já estava amorosamente separado de sua mulher, mas não legalmente.

Após retornar de uma conferência realizada em Bruxelas com outros 20 cientistas, em 1911, algumas cartas trocadas entre Curie e Langevin foram publicadas nas plataformas de mídia da época, revelando o romance — a ex-esposa de Langevin foi quem entregou as cartas. Então, a história se espalhou na “boca do povo”.

Carta de Albert Einstein enviada à Marie Curie.Carta de Albert Einstein enviada à Marie Curie.Fonte: Princeton University Press

Quando retornou para casa, Marie foi recebida por uma multidão que aterrorizou a cientista e suas duas filhas e, por isso, elas se mudaram para outro lugar até o "escândalo" ser esquecido. Após descobrir a história, Albert Einstin ficou enojado com a reação das pessoas e escreveu uma carta para sua amiga.

Marie Sklodowska-Curie foi a única pessoa a receber dois prêmios Nobel em ciências diferentes (Química e Física)Marie Sklodowska-Curie foi a única pessoa a receber dois prêmios Nobel em ciências diferentes (Química e Física)Fonte:  Wikimedia Commons 

A mensagem da carta

Se a ralé continua a se ocupar com você, simplesmente não leia essa besteira, mas deixe-a para o réptil para quem foi fabricada”, disse Einstein no momento mais memorável da carta. “Sinto-me impelido a lhe dizer o quanto passei a admirar seu intelecto, sua determinação e sua honestidade, e que me considero sortudo por conhecê-lo pessoalmente em Bruxelas”, o cientista diz na mesma mensagem.

O astrobiólogo David Grinspoon foi o responsável por encontrar a carta, enquanto pesquisava documentos de Albert Einstein liberados pela Universidade de Princeton. Inclusive, a carta completa está disponível em uma página oficial da Princeton University Press.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.