Arábia Saudita anuncia cidade sustentável linear de 170 km

1 min de leitura
Imagem de: Arábia Saudita anuncia cidade sustentável linear de 170 km
Imagem: Neom

Na quarta-feira (27 de junho), o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, revelou os primeiros detalhes do seu ambicioso megaprojeto urbano chamado “The Line”, uma cidade com edifício único no deserto que irá se estender por 170 quilômetros, conectando a costa oeste do país com o leste.

A cidade futurista, que será construída no noroeste do país, perto do Mar Vermelho, faz parte do projeto Neom, uma iniciativa que envolve três países e teve início em 2019. Segundo o comunicado à imprensa, The Line é “uma revolução civilizacional que coloca os humanos em primeiro lugar, proporcionando um ambiente urbano sem precedentes, preservando a natureza circundante.”

Fonte: Neom/Divulgação.Fonte: Neom/Divulgação.Fonte:  Neom 

Como irá funcionar a cidade The Line?

Ao colocar humanos em primeiro lugar na hierarquia do planejamento urbano, The Line elimina a necessidade da existência de estradas para trânsito de veículos e ônibus. Os deslocamentos dentro da cidade são realizados por uma linha de trem subterrâneo de alta velocidade que consegue levar o passageiro de um lado a outro da cidade em apenas 20 minutos.

No entanto, a proposta de mobilidade urbana prevê que todas as necessidades possam ser atendidas em uma caminhada de poucos minutos. Sem carros, não haverá também qualquer tipo de emissão de gases. A própria energia que fará a cidade funcionar será 100% renovável e direcionada, prioritariamente, para a saúde e bem-estar das pessoas, em vez de transporte e infraestrutura como na maioria das cidades.

Para resguardar a natureza circundante, o projeto preservará 95% do terreno, abrigando seus 9 milhões de habitantes em uma área de 34 km2.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.