Afinal, existe cura quântica?

3 min de leitura
Imagem de: Afinal, existe cura quântica?
Imagem: Shutterstock

*Este texto foi escrito por um colunista do TecMundo; saiba mais no final.

A resposta para essa pergunta poderia ser um simples “não”. Pelo menos não comprovada cientificamente. Mas podemos aqui elaborar um pouco mais sobre o que está por trás disso tudo.

Na última semana, viralizaram no Twitter, muito em tom de brincadeira, publicações de pessoas falando sobre uma chamada técnica quântica Atlantis, que supostamente faria com que as pessoas se lembrassem que, na verdade, os seres humanos são de outro planeta e que estamos na Terra por algum outro motivo que não vem ao caso.

Pode até parecer cômico se você entende o mínimo sobre o termo quântico, ou pelo menos o que é a Mecânica Quântica. Mas, para muitas pessoas, esse pode ser apenas um exemplo de muitas outras situações perigosas onde esse termo científico é utilizado para vender alguma ideia, curso ou algo do tipo que não tem nenhuma comprovação científica.

A Mecânica Quântica, de verdade, é a área da Física cujo objetivo é estudar as partículas subatômicas. Essa divisão no estudo da Física é necessária pois tais partículas têm propriedades e comportamentos muito diferentes das coisas macroscópicas que podemos ver e sentir, e que com as quais estamos acostumados em nossa vivência cotidiana.

Apesar dessa diferença de propriedades, a Física consegue explicar e prever como essas partículas se comportam com grande precisão. E os efeitos desse comportamento microscópio podem ser sentidos em nosso mundo em diversas ocasiões.

Por exemplo, você está lendo esse texto, muito provavelmente, em uma tela que utiliza uma tecnologia chamada LED, cuja tradução literal do inglês é “diodo emissor de luz”. De maneira simples, diodos são materiais cristalinos por onde os elétrons podem passar em um circuito como o de seu celular ou computador. A Mecânica Quântica explica como essas partículas emitem luzes de cores diferentes (que são vistas na sua tela) dependendo da composição desses materiais.

Além das telas de LED, podemos citar também o churrasco. Isso mesmo, quando preparamos um churrasco, o brilho avermelhado de brasa do carvão, é um exemplo de um fenômeno quântico visível a olho nu. Inclusive, explicar o brilho do carvão ou de uma lâmpada incandescente e de outras coisas em brasa, foi um dos motivos pelos quais a Mecânica Quântica teve de ser inventada. A grande revolução no pensamento Físico veio no ano de 1900 com o alemão, Max Planck, que explicou que a energia emitida por tais corpos se encontra em quantidades bem definidas, daí o termo, “quantização” da energia.

Carvão em brasa emitindo energia térmica explicada pela Mecânica QuânticaCarvão em brasa emitindo energia térmica explicada pela Mecânica QuânticaFonte:  Shutterstock 

Agora, o motivo pelo qual esse termo vem sendo utilizado em contextos que nada tem a ver com partículas subatômicas é digno de ser estudado mais a fundo. Mas podemos fazer um exercício mental e entender que, apesar de ter sofrido muitos ataques recentes, a Ciência e coisas “comprovadas cientificamente” trazem um ar de confiabilidade para boa parte da população.

Portanto, utilizar um termo científico como prova de confiabilidade, pode ser interessante para quem deseja se aproveitar de pessoas pouco acostumadas com tais termos e o que eles realmente significam. Cabe a nós, enquanto sociedade, nos mantermos atentos e informados para não deixar que a credibilidade que a Ciência ainda possui seja usada para beneficiar pessoas mal intencionadas.

Rodolfo Lima Barros Souza, professor de Física e colunista do TecMundo. É licenciado em Física e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp na área de Percepção Pública da Ciência. Está presente nas redes sociais como @rodolfo.sou

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.