Tapas podem assar um frango e até matar uma pessoa; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Tapas podem assar um frango e até matar uma pessoa; entenda
Imagem: Shutterstock

O tapa mais famoso dos últimos tempos, foi o desferido pelo ator Will Smith no comediante Chris Rock durante a cerimônia do Oscar de 2022, realizada no domingo (27). O acontecimento gerou memes e controvérsia na internet.

Mas um tuíte feito pelo escritor e diretor Judd Apatow chamou a atenção ao afirmar que Smith “poderia ter matado” Rock com o tapa. Após gerar muitas piadas sobre o comentário, Apatow apagou a publicação.

Será mesmo que um tapa pode matar alguém? O site Futurism realizou um levantamento de vítimas fatais por tapas, e sim, é possível morrer com um tabefe — quando existem condições pré-existentes ao choque. Mas não só isso, através de simulações foi constatado que tapas também podem assar frangos. Uma ótima oportunidade de economizar gás de cozinha!

A física por traz do tapa está ligada à transformação de energia cinética em energia térmica. E é esse calor gerado que pode assar o frango. Para que o galináceo possa ser considerado assado, ele deve atingir uma temperatura interna de 205°C, o que é muito difícil, pois entre o tempo de um tapa e outro, o frango perde calor para o ambiente, tornando uma tarefa quase impossível. Eu disse quase.

Outra alternativa seria assar a ave em apenas um golpe. A mão deveria atingir uma incrível velocidade de 1.665,65 metros por segundo, de acordo com o estudante de física, Parker Ormonde, que realizou o cálculo.

No entanto, nessa velocidade, quando ocorresse o impacto você não teria mais frango, e nem mão, pois a força exercida faria ambos explodirem.

Mas lembra que eu disse quase impossível? Louis Weiz, um YouTuber de Columbus, Ohio (Estados Unidos), criou um equipamento que ele chama de “meatslapper 9001”, em que conseguiu assar carnes. Ao isolar a carne com um saco plástico, ele diminui a perda de calor para o ambiente, sendo que também optou em assar a temperatura mais baixa e por mais tempo. E depois de modestos 135 mil tapas e oito horas de preparação, estava pronto o franguinho para degustação!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.