Teorema de Pitágoras e outras fórmulas que usamos sem perceber

4 min de leitura
Imagem de: Teorema de Pitágoras e outras fórmulas que usamos sem perceber
Imagem: Shutterstock

A matemática possui inúmeras questões que podem parecer complexas, mas que no fundo nos ajudam a compreender lógicas naturais e outras questões muito filosóficas. Durante os anos escolares, você deve ter ouvido falar do Teorema de Pitágoras, certo?

Hoje em dia, embora muita gente não saiba dizer para que serve essa fórmula, pode-se dizer que ela é muito importante e de fácil compreensão, podendo ser utilizada em diversos momentos do nosso cotidiano. Quer saber como? Fique ligado em tudo o que abordaremos no texto abaixo!

A matemática pode ser transformadora em vários níveis e muito útil em diferentes áreas.  (Shutterstock/Reprodução)A matemática pode ser transformadora em vários níveis e muito útil em diferentes áreas.  (Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

O que é o Teorema de Pitágoras?

Você deve se lembrar das aulas de matemática, quando aprendeu que: "Em um triângulo retângulo a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa",  a frase do filósofo e matemático Pitágoras de Samos, ficou conhecida como o Teorema de Pitágoras, ou a² + b² = c², sendo (C), cateto 1 (A) e cateto 2 (B).  É interessante notar como essa fórmula está encaixada dentro dos estudos da geometria e das relações entre lados de triângulos, algo que a matemática passou a chamar de Trigonometria. 

Embora existam registros históricos que garantem que o teorema desenvolvido pelo filósofo na verdade já havia sido pensado pelos babilônios, foi Pitágoras quem deu sua devida importância provando que havia sim,  uma relação entre todos os lados de um triângulo retângulo.

De acordo com Pitágoras, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. (Shutterstock/Reprodução)De acordo com Pitágoras, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. (Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Existem diversas possibilidades e demonstrações dentro dessa área, na qual muitos estudiosos dedicaram suas vidas em busca de resultados e aprofundamento. Inclusive, é possível provar os valores dos ângulos de seno, cosseno e tangente a partir do círculo trigonométrico.

Mas calma que intenção dessa matéria não é te dar uma aula de matemática e sim mostrar com fórmulas e cálculos aprendidos na escola estão mais presentes em sua vida do que você imagina. Na engenharia civil, por exemplo, diversas operações precisam ser realizadas para que as construções de casas e prédios possam acontecer com segurança. Só que não é apenas na engenharia que a matemática está presente no dia a dia.

A matemática do dia a dia

Presente em diferentes áreas da nossa vida, a matemática pode ser essencial para o bom funcionamento de diversos aplicativos que usamos em nossos smartphones, por exemplo. Para sua concepção é preciso aplicar fórmulas que usam lógicas e variáveis durante a execução. Inclusive, ao ligar a televisão e assistir qualquer animação que seja, é preciso lembrar que para seu desenvolvimento o uso da matemática foi necessário, pois a computação gráfica e aplicação de movimentos necessitou de diversas fórmulas e cálculos.

O mundo das artes também utiliza esse sistema filosófico e empírico em diversos locais. Pinturas podem recorrer a técnicas de proporção, que foram estipuladas previamente pela matemática, assim como no cinema é necessário calcular o foco das câmeras para definir o que estará em primeiro plano ou em segundo plano em um enquadramento.

Perceba como a matemática também está presente na música. (Shutterstock/Reprodução)Perceba como a matemática também está presente na música. (Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

As estruturas musicais também necessitam da matemática para entender as escalas musicais e auxiliar na composição de tons e melodias. E o que seria da arquitetura sem as medidas, os cálculos e as fórmulas? Os profissionais dessa área utilizam operações de todos os tipos em seus respectivos trabalhos, sejam eles de composição e concepção artística ou de determinação das áreas.

Outras fórmulas matemáticas importantes

A matemática é bastante ampla e possui muitas ramificações. Junto da geometria e trigonometria, há também a álgebra, que considera alguns mecanismos simples desse campo de estudos, como sistemas e operações, para aprofundar alguns conhecimentos e comumente sem perceber, utilizamos fórmulas no nosso dia a dia, como funções simplificadas.

Em uma loja, por exemplo, podemos receber alguns descontos sobre o preço de alguns produtos. Geralmente, esses descontos vêm em formato de porcentagem. É aqui que entra uma fórmula matemática importante. Para descobrir qual o valor efetivo do desconto, podemos considerar que uma porcentagem representa um valor dividido por 100. Sendo assim, podemos escrever: p% = p/100.

E para determinar um desconto, realizamos uma multiplicação sobre o valor final para entender quanto ele representa em termos de porcentagem. Dessa maneira, entendemos que: p% x Valor Total = Resultado/100. Exemplificando: Se posso receber 25% de desconto sobre 500 reais, realizamos 25 x 500, cujo resultado é 12500. Com esse valor, dividimos por 100 para saber quanto é 25% de 500. Neste caso, 125.

Já a famigerada Regra de Três também pode ser aplicada em vários momentos do nosso cotidiano. Podemos pensar até mesmo nessa questão de porcentagem com uma regra de três, na qual há uma incógnita e três valores já determinados. Para entender melhor, basta escrever os valores conforme sua relação e fazer uma multiplicação cruzada, criando uma equação de 1º grau. Ao resolvê-la, é possível encontrar o resultado desejado.

É possível expandir nossa mente e conhecimento ao compreender a lógica matemática. (Shutterstock/Reprodução)É possível expandir nossa mente e conhecimento ao compreender a lógica matemática. (Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Pensando a matemática como um sistema lógico, conseguimos realizar diversas operações vistas como complexas sem a necessidade de uma calculadora em muitos casos. Para isso, podemos arredondar valores e deduzir resultados para chegar a conclusões que nos auxiliarão a compreender o mundo. Há muitas relações diretas já conhecidas na matemática que são de uso comum em diversos campos, mesmo aqueles em que não imaginávamos.

Dessa forma, esteja disposto a encarar todas essas problemáticas com bons olhos para que nada pareça mais difícil do que efetivamente é, sobretudo porque as operações da matemática estarão presentes em nosso dia a dia de diferentes maneiras.

Gostou da matéria? Se está estudando para concursos públicos, ENEM ou vestibulares, aproveite nossas dicas para se dar bem em todas as questões dessas provas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.