Laboratório de fusão nuclear europeu bate recorde de produção de energia

1 min de leitura
Imagem de: Laboratório de fusão nuclear europeu bate recorde de produção de energia
Imagem: Max-Planck-Institut für Plasmaphysik

Cientistas e engenheiros europeus que trabalham no reator Joint European Torus (JET), em Oxfordshire, no Reino Unido, anunciaram na quarta-feira (9) um desempenho recorde de produção de energia de fusão nuclear sustentada. Embora tenha durado apenas cinco segundos de uma descarga de plasma, o experimento liberou 59 megajoules de energia, o suficiente para abastecer 35 mil residências durante cinco segundos.

Bem superior ao recorde estabelecido anteriormente (em 1997) de 22 megajoules de energia total, o resultado agora obtido é uma prova robusta de que a energia de fusão tem potencial para fornecer energia limpa, segura e sustentável, sem resíduos radioativos nem gases nocivos ao meio ambiente.

Como o reator realiza a fusão nuclear?

Para realizar a fusão nuclear, os 4,8 mil especialistas, estudantes e funcionários do consórcio EUROfusion têm que reproduzir, na Terra, um processo que ocorre naturalmente no Sol. Isso demanda uma quantidade imensa de energia para vencer a chamada repulsão eletrostática que acontece entre os núcleos atômicos dos dois elementos que se juntam durante a ação, geralmente deutério de hidrogênio e trítio, para a formação de um terceiro, mais pesado.

O JET é um reator nuclear do tipo "Tokamak", que tem uma câmara de vácuo em formato cilíndrico. Nela, o isótopo do hidrogênio é aquecido a uma temperatura de 100 milhões de graus Celsius, e se transforma em um plasma, que é confinado por um campo magnético, para não derreter o reator. Quando isso acontece, o dispositivo libera muito mais energia do que aquela consumida no processo.

O resultado obtido no experimento sinaliza que uma máquina tokamak maior e mais poderosa que está sendo construída no sul da França – o ITER – poderá produzir essa energia em grande escala.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.