Como o Bubbaloo 'virou' produto de beleza? Cientista do Boticário explica

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Imagem: Divulgação/Boticário

No início de outubro, o Boticário causou alvoroço ao lançar uma linha de produtos de beleza inspirada no chiclete Bubbaloo sabor tutti-frutti, ativando a memória afetiva de muita gente que cresceu no Brasil entre os anos 1980 e 2000 — auge do sucesso da goma de mascar por aqui.

Sabonete líquido e em barra, desodorante, hidratante para o corpo, creme para as mãos e brilho labial fazem parte da linha “Cuide-se Bem Bubbaloo”, que tem o cheiro do chiclete — o sabonete líquido até imita a textura da calda de Bubbaloo.

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Como o Bubbaloo “virou” produto de beleza?

O feito mais impressionante da nova linha foi colocar a textura da calda do chiclete em um sabonete líquido. Diego Lucian Sestari, pesquisador da área de desenvolvimento de produtos do Boticário, conta ao TecMundo que para chegar ao resultado foi preciso combinar substâncias tensoativas (que modulam a tensão superficial dos líquidos — aquilo que os dedos sentem quando tocamos na superfície de uma bacia com água, por exemplo) e agentes reológicos (que interferem no escoamento e na viscosidade dos líquidos).

BubbalooDiego Lucian Sestari, pesquisador do Boticário, trabalha em laboratório da empresa. (Fonte: Boticário/Divulgação)

No brilho labial, segundo Sestari, uma associação de polímeros e emolientes dão o aspecto de calda. “Corantes e fragrância completam a experiência sensorial, trazendo toda a nostalgia do Bubbaloo”, diz o pesquisador.

Para chegar ao cheirinho característico, foram acionados perfumistas e aromistas (sim, esta profissão existe!). “Eles uniram o conhecimento para criar uma fragrância inspirada em Bubbaloo Tutti-frutti, com notas frutais coloridas, adocicadas e suculentas”, afirma Sestari.

Já deu para perceber que os investimentos em ciência para inovação feitos pela empresa permitiram criar os produtos. Segundo Sestari, vários experimentos são necessários até chegar à formulação final, o que envolve laboratórios especializados e profissionais capacitados.

BubbalooDiego Lucian Sestari, pesquisador do Boticário, com produtos da linha "Cuide-se Bem Bubbaloo". (Fonte: Boticário/Divulgação)

“Na etapa de desenvolvimento, utilizamos nossos laboratórios do Centro de Inovação para aprimorarmos as formulações e garantirmos a entrega técnica do produto e a estabilidade da composição”.

“Contamos também com uma estrutura na qual realizamos testes de eficácia percebida e instrumental, comprovando o que dizem os rótulos e a comunicação de cada produto”, completa o pesquisador.

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