Cientista brasileiro explica física de partículas em novo livro digital

1 min de leitura
Imagem de: Cientista brasileiro explica física de partículas em novo livro digital
Imagem: vchal/Shutterstock

A mecânica quântica, que estuda os objetos com as menores dimensões — como as partículas que ficam dentro dos átomos —, foi essencial para o desenvolvimento da eletrônica, uma das bases do mundo contemporâneo. Ainda assim, raramente aprendemos sobre esse campo da física na escola.

"Praticamente tudo à nossa volta resulta de alguma descoberta científica feita anos ou mesmo décadas atrás. Há uma relação estreita entre pesquisa em Ciência básica e desenvolvimento tecnológico", escreve o físico Alberto Reis na introdução de seu livro "Partículas para Todos", obra voltada para a divulgação científica disponível para download gratuito.

Lançado em setembro deste ano, o livro traz explicações acessíveis para conceitos da física moderna e passeia pela história de alguns dos desenvolvimentos mais recentes da ciência.

LHCVista do acelerador de partículas LHC, mantido pelo CERN

"Os alunos de hoje aprendem as mesmas coisas que eram ensinadas há 50 anos. Este pequeno livro é uma tentativa de preencher uma parte desse hiato. Meu objetivo é apresentar não só o que sabemos hoje sobre a estrutura da matéria, mas também como esse conhecimento foi adquirido", escreve o cientista.

Reis, que é pesquisador no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), um dos centros de pesquisa mais importantes do Brasil, mantém colaboração com o CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) no experimento LHCb, que estuda as partículas subatômicas.

"Partículas para Todos" está disponível para download gratuito na página do CBPF nos formatos PDF, EPUB e MOBI. Também é possível comprar o volume na Amazon (R$3,99).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.