Festival de cinema exibe novidades de ficção científica e fantasia de graça

1 min de leitura
Imagem de: Festival de cinema exibe novidades de ficção científica e fantasia de graça
Imagem: Reprodução

Está no ar a 12.ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico  (Cinefantasy). O evento reúne 111 obras em competição, numa programação construída coletivamente com filmes de ficção científica e fantasia, em formato híbrido.

O evento acontece no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza (Ceará), e online. O festival é uma oportunidade para conhecer obras dentro da temática realizadas ao redor do planeta e que, de outras formas, dificilmente chegaria ao grande público brasileiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A 12.ª edição traz um olhar exclusivamente feminino na curadoria: ao todo, 15 mulheres e 45 juradas do universo audiovisual brasileiro e latino-americano participaram das escolhas para a mostra, que envolveram 726 produções de 71 países.

Os filmes selecionados estão disponíveis online gratuitamente na plataforma INNSAEI.TV. A realização do festival é da Fly Cow Produções e conta com patrocínio do Governo de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Programação do 12.º Cinefantasy:

No formato online, é possível assistir a homenagem à atriz e diretora Helena Ignez – o filme A Mulher da Luz Própria, de Sinai Sganzerla –, a mostra competitiva de longas-metragens, com 25 obras de 18 países, divididas entre ficção e documentário e a mostra competitiva de curtas-metragens, com 86 filmes de 22 países.

Entre os longas da mostra competitiva está o filme brasileiro Carro Rei, que ganhou quatro prêmios no Festival de Gramado deste ano, incluindo o Kikito de Ouro – prêmio de melhor filme. Rodado em Pernambuco, o filme traz Matheus Nachtergaele no elenco e também é dirigido por uma mulher: Renata Pinheiro.

Já os curta-metragens foram divididos em 13 categorias: Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástico, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantástica Diversidade, Fantástico Black Power, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas e Pequenos Fantásticos.

O festival vai até 19 de setembro e também conta com seis atividades formativas (inscrições encerradas) e com a exposição Elas Estão Comigo, de Daniela Távora – disponível online –, sobre relações artísticas e influências que as mulheres exercem nas trajetórias umas das outras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.