Física de partículas: aprenda com app gratuito em português

Imagem de: Física de partículas: aprenda com app gratuito em português
Imagem: Pixabay

Física de partículas parece um conteúdo muito complicado? Graças aos cientistas do Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo (SPRACE), entendê-la ficou mais fácil. O grupo acaba de lançar na Google Play o aplicativo "As Partículas", uma versão gratuita e em português de um app inglês que explica conceitos da física de partículas. O desenvolvimento da versão brasileira do app para dispositivos Android teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O aplicativo, desenvolvido originalmente pelo físico Frank Close, emérito da Universidade de Oxford, no Reino Unido, se destina a qualquer pessoa que queira aprender mais sobre o tema. A versão em português do conteúdo, que em inglês é pago (US$ 8, somente para iOS), foi uma troca: o SPRACE obteve da editora inglesa Science Photo Library a autorização para traduzir e disponibilizar o aplicativo gratuitamente por aqui, em troca do desenvolvimento da versão Android em inglês.

física de partículasInterface da tela inicial do aplicativo 'As Partículas'

O físico Sergio Ferraz Novaes, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro do SPRACE responsável pelo projeto, afirmou ao TecMundo que a iniciativa busca democratizar o acesso à ciência.

"No Brasil temos a disparidade econômica e não há acesso ao inglês para todos. Com essa tradução e o acesso gratuito ao app conseguimos atingir o público jovem em uma época em que as vocações podem ser despertadas", disse o cientista.

O que é física de partículas?

Um dos ramos da mecânica quântica, a física de partículas é dedicada a estudar as partículas fundamentais da matéria e da radiação: elétrons, prótons, nêutrons e outras. Seu principal campo de estudo são as interações entre essas partículas e suas aplicações. Para isso, foi desenvolvido o Modelo Padrão, uma tabela que reúne as características de cada partícula fundamental e as equações que regem a interação entre elas.

Como funciona o aplicativo

O aplicativo "As Partículas" possui uma interface simples, na qual é possível acessar por meio da página inicial um menu com uma introdução sobre física de partículas e um glossário com os termos mais comuns do ramo da física e nomes de personalidades importantes do campo de estudo. Também estão disponíveis informações sobre os dados disponíveis no app — como os nomes e símbolos citados no conteúdo.

O app também traz uma mandala com cinco partículas e conceitos separados por cor: bárions, léptons, quarks, bósons e mésons. Ao clicar em cada um deles, um novo menu se abre com uma introdução sobre seu conteúdo e o aprofundamento dos conceitos. O menu sobre bósons, por exemplo, traz os conteúdos: visão geral, fóton, W, Z, gluon e bóson de Higgs — este último, com a existência confirmada em março de 2013 com a participação de cientistas do próprio SPRACE na pesquisa.

Entre os diferenciais do aplicativo citados pela entidade estão suas imagens e fotos, que ajudam os usuários a compreender o conteúdo. Quem baixar o software poderá ver, por exemplo, imagens reais de colisões de partículas observadas pelos detectores do Grande Colisor de Hádrons (LHC) da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).

O projeto do software em português foi idealizado inicialmente para integrar tablets fornecidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo a 25 mil escolas. Com a disponibilização do aplicativo para Android, a expectativa é que estudantes e pessoas interessadas na física de partículas de todo o país tenham acesso a um conteúdo de qualidade de maneira gratuita. Até o fechamento desta reportagem, o aplicativo Android já havia sido baixado mais de mil vezes.