Thomas 'Tommy' Shelby de Peaky Blinders tem inteligência DWRI

4 min de leitura
Imagem de: Thomas 'Tommy' Shelby de Peaky Blinders tem inteligência DWRI

Antes de falar do personagem, devemos entender o que é a inteligência Development of wide regions of intellectual interference (DWRI) ou  Amplas Regiões de Inteligência Intelectual Desenvolvidas. A capacidade de alguém em habilidades verbais, numéricas, lógicas e espaciais, mesmo quando medidas por um teste de QI, não definem a inteligência DWRI.

Posto isso, um sujeito de alto QI nem sempre tem uma inteligência DWRI, podendo ser dotado apenas de inteligências determinadas, ou seja, uma pessoa pode ter uma lógica e um alto QI, mas ter ao mesmo tempo outras variáveis cognitivas, como algum tipo de déficit.

O que é inteligência DWRI?

Ter uma inteligência DWRI significa conseguir desenvolver todos os tipos de inteligência, englobando nessa experiência o seu patrimônio genético, os seus interesses e as suas experiências de vida que, no final, resultam em uma inteligência global e não apenas direcionada sem ser portador de nenhuma variável cognitiva.

Conforme é de conhecimento geral, existem dois tipos de inteligência: a lógica e a cognitiva, que, embora trabalhem em consonância, são realidades distintas. A inteligência DWRI é hereditária, aparecendo já na formação embrionária, sendo responsável pelo imaginário, pelo entendimento do que nos cerca, pela formação da personalidade e da condição da inteligência.

Pessoas que têm uma inteligência DWRI costumam ser mais ponderadas e equilibradas e, mesmo plenamente conscientes das suas capacidades, são humildes e não cedem a chamados egocêntricos e narcisistas. Esses traços advêm sobretudo pela noção de que ser mais humilde acarreta mais vantagens, incluindo para a própria pessoa.

Outra característica que prevalece nesses indivíduos é a forte capacidade de controle emocional sem que com isso perca a capacidade de socializar. Segundo concluí em meu estudo, indivíduos com QI superior a 99 de percentil e que tenham inteligência DWRI têm mais probabilidades de sucesso profissional e pessoal não apenas pelo domínio da lógica, mas pela sua capacidade de socializar e reforçar ramificações sociais que irão interferir no progresso, na carreira e no meio acadêmico.

Cheguei a pensar em escrever um artigo sobre a personalidade de Thomas Shelby e como ele desenvolve as suas capacidades em todos os âmbitos,  conferindo-lhe uma inteligência DWRI. Seria algo minucioso, pois há até mesmo detalhes que as pessoas não percebem ou que a cognição pode trazer à percepção. Nuances que o definem, mas o colocam em contradição interna, como muitos superdotados. Dessa forma, farei um pequeno resumo básico.

A frieza dele não é exatamente uma frieza, pelo contrário, ele é até bastante emotivo. Na realidade, ele é extremamente racional e tem o poder de manipular o próprio sistema límbico por meio do seu córtex pré-frontal. No seriado, a guerra o transformou, mas na realidade, sua personalidade e sua inteligência conseguem criar fortes engramas de memórias cuja experiência o define como uma personalidade que se fixa em memórias bem-demarcadas.

É nítido que ele sente as pessoas e as intenções delas, por mais que pensemos que ele deixou de prever tal situação, não podemos esquecer que ele é humano e seu sistema límbico, região da emoção, não vai deixar de interferir. Além disso, a fadiga relativa ao estresse por excesso de problemas, posiciona-o em uma economia mental que não o deixa examinar os fatos mais friamente. Algo absolutamente normal, já que não somos máquinas. Às vezes, situações em que a desconfiança se revela não são apuradas devido a essa economia decorrente de excesso de acontecimentos negativos.

Tem que se entender que no caso dele, que tem intensa emoção, pontos negativos não deixam de ser extremos, e o lado racional tenta equilibrar. Isso é bem explicado no próprio amor que ele sente pela esposa que faleceu, como se fosse única e insubstituível. Também isso se reflete no irmão mais velho, na tia ou no filho. Portanto, não é frieza, e sim controle.

Repare: mesmo que a situação seja caótica, ele sempre busca na calma a melhor reflexão, isso é um ato extremamente inteligente e difícil. Só que as pessoas DWRI não encontram dificuldade nisso, para elas é algo natural.

Também há o perfeccionismo de como ele cuida da empresa, da família, das roupas que veste, tudo nos mínimos detalhes. É um bom mecanismo de precipitação, antecipando e evitando que os problemas sejam agravados. É típico de pessoas com superdotação que premeditam possibilidades futuras.

A expressão corporal dele também faz parte do controle das emoções. Ele sempre demonstra não estar preocupado, aparenta estar bem, com boa postura. É a consciência de que as expressões aderem à cognição e criam impressões definidas. Isso é feito com inteligência e, nos DWRI, é natural, é típico de uma cognição bem desenvolvida.

A liderança é natural em pessoas DWRI, ser líder sem parecer ser "chefe" e assim conquistar as pessoas, criando um vínculo de dependência, aprovação, admiração, entre outros, para conquistar as pessoas e ter menos inimigos.

Há muitos outros comportamentos que o definem com a personalidade de uma pessoa DWRI, entre eles a vontade de ler, aprender, conhecer todos os setores e, principalmente, não julgar. Acima, citei alguns exemplos relevantes que  facilitam no entendimento do que seria a inteligência DWRI e tive aprovação do comitê para ser publicado em revista científica e hoje ser referência de estudos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.