6 personalidades LGBTQIA+ que mudaram o rumo da ciência

2 min de leitura
Imagem de: 6 personalidades LGBTQIA+ que mudaram o rumo da ciência
Imagem: Reprodução

Já imaginou como seria viver em um mundo sem celular, computador ou internet? Pois é, a história seria completamente diferente. Mas, além disso, você já parou para pensar nas pessoas que ajudaram a construir o mundo como conhecemos hoje? Para comemorar o Mês do Orgulho LGBTQIA+, preparamos uma lista com seis personalidades que mudaram o rumo da ciência. Confira:

1. Alan Turing

Talvez um dos nomes mais famosos da lista seja o do cientista Alan Turing, que ficou mais conhecido pelo filme biográfico O Jogo da Imitação, estrelado por Benedict Cumberbatch. Turing foi um dos principais responsáveis pela invenção do computador e pela derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. O cientista desenvolveu uma máquina capaz de identificar os códigos da criptografia alemã, fator que garantiu vantagem para os Aliados.

Ao fim da Guerra, Turing desenvolveu uma máquina de armazenamento de dados, que resultou no Manchester 1, considerado o primeiro computador do mundo. Em 1952, o "pai da computação moderna", como é conhecido, foi preso por "indecência" - quando a homossexualidade ainda era crime na Inglaterra - e condenado à castração química. Dois anos depois, o cientista morreu por intoxicação aos remédios e injeções hormonais.

2. Alan Hart

Alan Hart foi médico, radiologista, escritor e um dos nomes mais importantes na pesquisa contra a tuberculose no século XX, sendo o primeiro a utilizar fotos de raio-x para detectar a doença. Além disso, Hart era um homem transgênero e foi o primeiro a fazer a cirurgia de transição de sexo documentada nos Estados Unidos.

Alan HartReprodução

3. Lynn Ann Conway

Lynn Ann Conway é cientista da computação e é conhecida pelo desenvolvimento da tecnologia VLSI (Very-Large-Scale Integration), que revolucionou a área de computação. Além disso, Conway trabalhou na IBM na década de 60 e foi responsável pela invenção de um mecanismo que melhorava o desempenho de processadores de computadores.

Mesmo com o reconhecimento, foi demitida do trabalho e perdeu a guarda dos filhos após revelar que planejava fazer a transição de gênero, em 1968. Hoje, Conway é uma das maiores ativistas dos direitos trans.

Lynn Ann Conway
Reprodução/Twitter

4. Leonardo da Vinci

Além da área artística, Leonardo da Vinci também foi um estudioso de várias outras áreas. Foi Da Vinci a primeira pessoa a rascunhar protótipos de metralhadoras, helicóptero, tanque de guerra, energia solar, calculadora, pára-quedas e até roupas de mergulho. Várias biografias, baseadas em registros históricos e escritos pessoais, descrevem Da Vinci como homossexual.

leonardo da vinciReprodução/GettyImages

5. Francis Bacon

O britânico Francis Bacon foi político, filósofo, cientista e ficou conhecido por ser um dos principais nomes da revolução científica. Bacon foi pioneiro do método científico, defendendo a experimentação - ou o conhecimento empírico -, ao invés da ciência puramente especulativa clássica. Cartas trocadas entre o cientista e sua mãe indicavam que o pensador era homossexual.

Francis BaconReprodução

6. Florence Nightingale

Florence Nightingale é conhecida por mudar o sistema médico para o formato que conhecemos hoje. Nightingale foi chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, organizando o atendimento dos soldados feridos. Ao perceber que as infecções hospitalares matavam mais do que as batalhas, a enfermeira criou o Diagrama de Florence Nightingale, ou diagrama da rosa. A enfermeira se relacionava com outras mulheres abertamente.

Florence Nightingale
Reprodução

E aí, conhece mais personalidades LGBTQIA+ que mudaram o rumo da ciência? Conta pra nós nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.