IBM vende seu 1º computador quântico para clínica nos EUA

Imagem de: IBM vende seu 1º computador quântico para clínica nos EUA
Imagem: IBM

A IBM anunciou nesta terça-feira (30) a instalação de um computador quântico pela primeira vez fora de seus laboratórios. O cliente é a Cleveland Clinic, na cidade de mesmo nome nos Estados Unidos, que é parceira há mais de 10 anos da centenária empresa de tecnologia, utilizando serviços de nuvem híbrida e inteligência artificial (IA).

Segundo o diretor da IBM Quantum Network, dr. Anthony J. Annunziata, a inclusão física de um computador quântico como parte do conjunto de ferramentas de um cliente é um momento crítico para o empreendimento porque a fabricante precisa entender quais tarefas são mais adequadas para cálculos quânticos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para ele, embora essa tecnologia ainda esteja em fase inicial, é possível que seja útil em tarefas do dia a dia. Por isso, a Cleveland Clinic receberá um sistema quântico inteiramente customizado que, aos poucos, será integrado à infraestrutura existente. A vantagem, diz Annunziata, é descobrir “como a Quantum pode resolver esses problemas realmente difíceis e como acelerar a aplicação da IA”.

Computação quântica na área da saúde

Fonte: CNN/ReproduçãoFonte: CNN/ReproduçãoFonte:  CNN

Diferentes dos computadores tradicionais, que armazenam bits de informação em linguagem binária, as máquinas quânticas utilizam conceitos dessa teoria para impulsionar o poder do processamento. Sua unidade básica, o qubit, ou bit quântico, também trabalha com valores 0 e 1, porém as informações não são excludentes, formando uma sobreposição com múltiplas possibilidades.

Dessa forma, os qubits podem ser interligados através de um fenômeno conhecido como entrelaçamento quântico. Na prática, isso representa a execução de mais de 1 bilhão de cópias simultâneas de um cálculo.

Na área da saúde, o novo computador, já apelidado de Discovery Accelerator, pretende impulsionar os avanços clínicos nas ciências da vida. As ferramentas da IBM explorarão a riqueza de dados da clínica, inclusive "genômica, transcriptômica de célula única, saúde da população, aplicações clínicas e descoberta de produtos químicos e medicamentos”, segundo um comunicado à imprensa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo