Nokia está desenvolvendo rede 4G na Lua com alcance de 5 KM

1 min de leitura
Imagem de: Nokia está desenvolvendo rede 4G na Lua com alcance de 5 KM
Imagem: Business Insider/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Enquanto se prepara para retornar à Lua, a NASA busca novas tecnologias para comunicação no espaço. Em 2020, a agência espacial fechou um contrato de US$ 14 milhões com o Bell Labs da Nokia para o desenvolvimento de uma rede 4G LTE na Lua.

Agora, novas informações sobre o projeto foram reveladas em uma entrevista de Thierry Klein ao Fierce Wireless. Em especial, o diretor do Bell Labs comentou que o programa espacial será o principal foco de trabalho do laboratório para 2021.

Rede 4G na Lua será uma realidade.Rede 4G na Lua será uma realidade.Fonte:  First Post/Reprodução 

Segundo Klein, a NASA quer usar uma rede simplificada e de baixo custo no terreno lunar. Embora o 5G seja o próximo passo da indústria mobile, o 4G tem melhor desempenho no espaço para comunicação e controle robótico.

Diferente das torres tradicionais na Terra, o especialista conta que a rede 4G lunar será formada por equipamentos altamente reforçados. Por exemplo, eles serão mais resistentes à radiação, oscilações de temperatura e vibrações.

Apesar da falta de atmosfera na Lua colaborar com a propagação do sinal, os pesquisadores enxergam problemas com o alcance. Na Terra, as torres têm mais de 30 metros de altura, enquanto o módulo de pouso terá cerca de 4 metros.

Para isso, a Nokia está testando um sistema de comunicação de curto alcance que cobre uma área de 400 metros. Ao mesmo tempo, a companhia trabalha com um pacote LTE com potência de alcance que projeta o sinal a até 5 quilômetros de distância.

Equipamentos com tecnologia 4G serão instalados no módulo de pouso lunar.Equipamentos com tecnologia 4G serão instalados no módulo de pouso lunar.Fonte:  Houston Cronicle/Reprodução 

Comunicação a partir dos rovers

Para facilitar a comunicação na superfície lunar, a Nokia está trabalhando para integrar equipamentos LTE ao rovers em desenvolvimento pela Intuitive Machines. Os aparelhos serão compactos com rádio, banda base e hardware de processamento integrados.

Para mais, Klein destaca que os dispositivos terão tamanho semelhante aos celulares usados atualmente. Assim, eles vão funcionar na mesma frequência do módulo de pouso.