Nokia está desenvolvendo rede 4G na Lua com alcance de 5 KM

1 min de leitura
Imagem de: Nokia está desenvolvendo rede 4G na Lua com alcance de 5 KM
Imagem: Business Insider/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Enquanto se prepara para retornar à Lua, a NASA busca novas tecnologias para comunicação no espaço. Em 2020, a agência espacial fechou um contrato de US$ 14 milhões com o Bell Labs da Nokia para o desenvolvimento de uma rede 4G LTE na Lua.

Agora, novas informações sobre o projeto foram reveladas em uma entrevista de Thierry Klein ao Fierce Wireless. Em especial, o diretor do Bell Labs comentou que o programa espacial será o principal foco de trabalho do laboratório para 2021.

Rede 4G na Lua será uma realidade.Rede 4G na Lua será uma realidade.Fonte:  First Post/Reprodução 

Segundo Klein, a NASA quer usar uma rede simplificada e de baixo custo no terreno lunar. Embora o 5G seja o próximo passo da indústria mobile, o 4G tem melhor desempenho no espaço para comunicação e controle robótico.

Diferente das torres tradicionais na Terra, o especialista conta que a rede 4G lunar será formada por equipamentos altamente reforçados. Por exemplo, eles serão mais resistentes à radiação, oscilações de temperatura e vibrações.

Apesar da falta de atmosfera na Lua colaborar com a propagação do sinal, os pesquisadores enxergam problemas com o alcance. Na Terra, as torres têm mais de 30 metros de altura, enquanto o módulo de pouso terá cerca de 4 metros.

Para isso, a Nokia está testando um sistema de comunicação de curto alcance que cobre uma área de 400 metros. Ao mesmo tempo, a companhia trabalha com um pacote LTE com potência de alcance que projeta o sinal a até 5 quilômetros de distância.

Equipamentos com tecnologia 4G serão instalados no módulo de pouso lunar.Equipamentos com tecnologia 4G serão instalados no módulo de pouso lunar.Fonte:  Houston Cronicle/Reprodução 

Comunicação a partir dos rovers

Para facilitar a comunicação na superfície lunar, a Nokia está trabalhando para integrar equipamentos LTE ao rovers em desenvolvimento pela Intuitive Machines. Os aparelhos serão compactos com rádio, banda base e hardware de processamento integrados.

Para mais, Klein destaca que os dispositivos terão tamanho semelhante aos celulares usados atualmente. Assim, eles vão funcionar na mesma frequência do módulo de pouso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.