Queda de meteoro 'fireball' é vista no Rio Grande do Sul; assista

1 min de leitura
Imagem de: Queda de meteoro 'fireball' é vista no Rio Grande do Sul; assista
Imagem: G1/Reprodução

A queda de um meteoro fireball de alta magnitude foi vista em Taquera, no Rio Grande do Sul, na noite da última quinta-feira (25), por volta das 20h30. As câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, localizado na cidade gaúcha, fizeram um registro do momento em que ele fica visível no céu. Confira o vídeo:

meteoroMomento em que o meteoro entrou na atmosfera (Fonte:G1) Fonte: G1

O proprietário do observatório e diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) afirmou ao G1 que o meteoro tinha -9 de magnitude (brilho), considerada alta. Em comparação, o brilho da lua, registrava -12,3 nesta noite. A duração desde a entrada na atmosfera até a extinção sobre o oceano foi de 6 segundos.

Esta não é a primeira vez que um registro é feito no estado. Em janeiro, o observatório já havia apontado outra queda de um meteoro de elevada magnitude. O fenômeno durou sete segundos e pôde ser visto em cidades da Região Metropolitana, Serra, Litoral Norte e Região Norte do estado. Em 2018, foram registrados apenas sete desta magnitude.

Segundo Jung, o número de quedas de meteoros com magnitude elevada aumentou desde 2019 no país, no período de janeiro a fevereiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.