Global.health: Google lança plataforma de dados da covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Global.health: Google lança plataforma de dados da covid-19
Imagem: Pexels
Avatar do autor

A Google anunciou nesta quarta-feira (24) o lançamento do Global.heath, uma plataforma aberta que reúne milhares de casos anônimos da covid-19, em mais de 100 países. Segundo a empresa, o objetivo da iniciativa é ajudar epidemiologistas em todo o mundo a criar modelos da trajetória da doença e rastrear suas variantes, assim como futuras doenças infecciosas.

Segundo os pesquisadores, o uso dos dados é fundamental para entender como o vírus funciona. Para eles, mesmo com as vacinas sendo distribuídas, o surgimento simultâneo de novas variantes contagiosas do coronavírus aponta para a necessidade de vigilância contínua. Não apenas para conter a progressão da SARS-CoV-2, mas para evitar que outra pandemia aconteça no futuro.

Os dados usados na Global.health vêm de fontes abertas de autoridades de saúde pública, e passam por um painel de especialistas para garantir que as informações atendam rigidamente os requisitos de anonimato.

A iniciativa

No início da pandemia, um grupo de pesquisadores das universidades de Oxford (Reino Unido), Tsinghua (China), Northeastern e do Boston Children’s Hospital (EUA) começou a coletar dados sobre a disseminação da covid-19 ao redor do mundo. Com o número de casos crescendo, a Google concedeu US$ 1,25 milhão em financiamento e providenciou uma equipe de dez colaboradores em tempo integral e sete voluntários de meio período para ajudar no projeto.

Fontes

Global.health: Google lança plataforma de dados da covid-19