Cientistas ensinam porcos a jogarem videogame

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas ensinam porcos a jogarem videogame
Imagem: Eston Martz / Pennsylvania State University

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Pardue, nos Estados Unidos, ensinou quatro porcos a usarem um joystick, dispositivo de controle usado em videogames. No experimento, os animais - chamados Hamlet, Omelette, Ebony e Ivory - precisavam mover o controle com o focinho, guiando o cursor para as quatro paredes-alvo exibidas na tela.

Segundo detalhes publicados na revista Frontiers in Psychology, os animais foram capazes de jogar um videogame simples, demonstrando conhecimento básico. A pesquisa, segundo a equipe, demonstra um nível notável de flexibilidade mental e comportamental dos porquinhos, apesar de terem limitações visuais e não possuírem polegares opostos.

Em comunicado, o professor Candace Croney, afirmou que já sabia da inteligência dos porcos - animais que, inclusive, aprendem comandos básicos, como "venha" ou "sente-se" - e que agora a equipe pretende dar uma pausa para entender do que eles são capazes de aprender.

“Esse tipo de estudo é importante porque, como acontece com qualquer ser senciente, a forma como interagimos com os porcos e o que fazemos com eles tem impacto e importância para eles. Temos uma obrigação ética de entender como os porcos adquirem informações e o que são capazes de aprender e lembrar, porque isso tem implicações em como eles percebem suas interações conosco e com seus ambientes”, diz Croney.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.