Internautas já estão visitando o Monólito de Utah

1 min de leitura
Imagem de: Internautas já estão visitando o Monólito de Utah
Imagem: Instagram/David Surber/Reprodução

"Leve um ímã para o caso de haver uma porta secreta!" Essa foi uma entre as muitas recomendações que o ex-oficial de infantaria do Exército dos EUA David Surber recebeu quando anunciou que estava a caminho para ver, por si mesmo, o misterioso monólito de Utah, 48h depois de o usuário do Reddit Tim Slane achá-lo através do Google Earth.

"Decidi ir primeiro porque fui atraído pelo fato de aquele objeto estar lá há cinco anos, escondido na natureza", disse Surber à BBC. Ele dirigiu seis horas noite adentro, apesar de o Departamento de Segurança Pública de Utah (DPS) alertar que “o monólito está em uma área muito remota e se indivíduos tentarem visitar a área, há uma possibilidade significativa se perderem  e necessitarem de resgate”.

Ele não se perdeu e, pelo visto, não precisa de resgate – se isso acontecer, vai ter a companhia de outros curiosos, que estão surgindo em bandos para tirar fotos, fazer vídeos e postar tudo nas redes sociais.

A terceira pergunta sobre o monólito de Utah ("Onde ele está?") já foi respondida, mas as duas primeiras, não: quem o levou até lá e por quê? A resposta surgiu fácil: seria uma obra do artista minimalista John McCracken, cujo trabalho usava pranchas e colunas.

Six Columns, de John McCracKen, 2006.Six Columns, de John McCracKen, 2006.Fonte:  EPW Studio/Reprodução 

O galerista David Zwirner disse categoricamente que o monólito era “definitivamente” uma obra de McCracken, mas logo depois seu porta-voz afirmou que o estranho objeto seria uma “homenagem” ao artista, morto em 2011.

As apostas recaíram sobre Petecia Le Fawnhawk, que instala esculturas em lugares ignorados, sempre no deserto – mas ela já negou o feito à revista digital Artnet.

"Se alguém – e eu presumo que seja  um artista – pusesse aquele monólito em outro local, como uma praça pública, seria muito menos interessante. É a própria paisagem que é o centro da obra”, disse o artista britânico Andy Merritt, famoso por criar esculturas públicas ao ar livre.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.