(Fonte da imagem: Thinkstock)

Esqueça o que suas amigas dizem: mulheres não gostam de homens com barba. Ou então a ciência estará enganada – e essa não seria a primeira vez. Pesquisadores de universidades Barnaby Dixson (Nova Zelândia) e Paul Vasey (Canadá) tiraram fotos de 19 homens “barbados” e depois pediram para que eles fizessem uma “repaginação”, retirando os pelos faciais. Logo em seguida, foram tiradas mais fotografias deles.

200 mulheres foram chamadas para analisar as imagens dos homens em uma espécie de “Antes e Depois” de todos eles, comparando e dizendo por quais se sentiam mais atraídas fisicamente. Tanto as neozelandesas quanto as australianas disseram que a grande maioria deles ficou muito mais atraente sem barba no rosto.

Barba é sinal de maturidade?

Outra conclusão a que chegaram os pesquisadores: para as mulheres, os homens com barba parecem mais velhos e com mais status social. Também foram convidados alguns homens para que analisassem as fotografias supracitadas. Para eles, a única diferença que os pelos faciais causa é um aspecto mais agressivo na feição.

Um psicólogo da Universidade de Northumbria (Reino Unido) disse ao Daily Mail que o fato de os homens deixarem a barba crescer não tem a ver – na maioria dos casos – com as mulheres. Para ele, rostos e corpos masculinos são uma forma de mostrar superioridade entre o próprio sexo masculino, não para atrair o sexo oposto.

Será que os pesquisadores estão certos, e as mulheres realmente não gostam de homens com pelos no rosto? Independente da verdade, é bem possível que o consumo de lâminas de barbear seja aumentado nos próximos dias.

Cupons de desconto TecMundo: