Aracnofobia: as aranhas não são tão grandes quanto você pensava

1 min de leitura
Imagem de: Aracnofobia: as aranhas não são tão grandes quanto você pensava

(Fonte da imagem: Reprodução/Press TV)

O medo irracional de aranhas é provavelmente a fobia com o maior número de “medrosos” no mundo, afetando tanto mulheres como homens.

Um estudo recente, realizado pela Universidade Estadual de Ohio, concluiu que as pessoas que tem medo irracional de aranhas costumam percebê-las como muito maiores do que elas realmente são.

Para realizar o estudo, os pesquisadores pediram que 57 voluntários com fobia observassem cinco tarântulas vivas e depois estimassem seus tamanhos. Eles constataram que, quanto mais medo o indivíduo sentia, maior era a sua percepção com relação ao tamanho do aracnídeo, comprovando que o medo estaria alterando a percepção do objeto temido.

Percepção distorcida

Acreditar que as aranhas — ou algo qualquer — parecem maiores do que realmente são só piora o quadro da fobia, provocando no indivíduo ainda mais medo e dificultando o tratamento.

Os pesquisadores esperam que resultados do estudo sobre o medo e seus efeitos possam ajudar terapeutas a encontrar melhores formas de tratar pessoas que sofrem dos mais variados tipos de fobia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.