Primeiro animal do mundo era do tamanho de um grão de areia

Imagem de: Primeiro animal do mundo era do tamanho de um grão de areia

(Fonte da imagem: National Geographic)

Responda rápido: qual o animal mais antigo do mundo? Seguindo a lógica da Teoria Evolucionista de Charles Darwin, trata-se de uma criatura unicelular que, com o passar do tempo, evoluiu para infinitas estruturas complexas que deram origem às criaturas de hoje.

Porém, se você sempre duvidou do que sua professora de Ciências falava e nunca acreditou que um ser de nada deu origem aos diversos tipos de animais que vivem no planeta, eis uma descoberta que vai fazê-lo mudar de ideia. Cientistas descobriram o que pode ser o fóssil da criatura mais primitiva já encontrada.

Batizado de Otavia antiqua, o “animal” de 760 milhões de anos foi encontrado em Namíbia, país localizado na região sul do continente africano, e se parece com uma microesponja do tamanho de um grão de areia. Em entrevista à revista National Geographic, o geólogo da Universidade de St. Andrews que liderou a descoberta, Anthony Prave, afirmou ter encontrado centenas dessas pequenas criaturas próximas a pedras.

Segundo ele, tudo leva a crer que o Otavia era um ser que vivia em ambientes aquáticos e sem grandes turbulências, como lagos e poças. Além disso, ele acredita que o pequeno animal se alimentava principalmente de bactérias e algas, que eram atraídas para o interior de seu organismo a partir dos poros existentes em sua estrutura.