Grafeno pode ser usado para destilar vodka

1 min de leitura
Imagem de: Grafeno pode ser usado para destilar vodka

Representação gráfica de uma folha de grafeno. (Fonte da imagem: AlexanderAIUS)

Durante estudos sobre as propriedades do grafeno, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, chegou a uma conclusão interessante: o material pode ser usado para deixar a vodka mais forte. A mágica acontece pois o elemento é impermeável a qualquer tipo de substância, com exceção da água.

Ao perceber esse fenômeno, o time liderado pelo próprio criador do grafeno, Andre Geim, decidiu lacrar uma garrafa de vodka com uma membrana do material. Como resultado, o líquido foi se tornando cada vez mais forte com o tempo, uma vez que as moléculas de água da bebida podiam evaporar, enquanto todas as outras substâncias permaneciam na garrafa.

De acordo com os estudos da universidade, o vapor de água é capaz de atravessar o grafeno como se ele nem mesmo estivesse ali. Isso acontece devido à constituição do material, cuja forma abre espaço para apenas uma camada de moléculas do líquido por vez. As gotas microscópicas, então, são capazes de atravessar a estrutura quase sem fricção. A falta de umidade, porém, faz com que outras substâncias não tenham o mesmo comportamento.

Para os pesquisadores, a descoberta poderia ser usada não apenas por fabricantes de bebida, mas por qualquer tipo de aplicação que necessite de uma remoção seletiva de água. Outras propriedades do grafeno, além de ser o material mais fino do mundo, incluem a condução de eletricidade e calor de maneira extremamente eficaz.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.