Hormônio deixa você mais sociável sem precisar de uma gota de álcool

1 min de leitura
Imagem de: Hormônio deixa você mais sociável sem precisar de uma gota de álcool

(Fonte da imagem: Dvice)

Quem é fã de bebidas alcoólicas sabe que elas normalmente deixam as pessoas bem mais extrovertidas, sociáveis e com facilidade na hora puxar papo com estranhos. Mas uma pesquisa recente mostra que é possível alcançar isso sem precisar acordar de ressaca ou passar vergonha na frente dos amigos.

Segundo o The Atlantic, o hormônio oxitocina, exalado pela mulher durante as contrações do parto e também na amamentação, pode causar a sensação de sociabilidade. Isso não significa que inalar a substância é a cura para a timidez, mas o efeito pode dar aquela coragem que falta para você na hora da balada.

A pesquisa, desenvolvida pelo cientista Christopher Cardoso, envolveu administrar placebo e oxitocina a uma série de voluntários. Em seguida, foi avaliado o nível de sociabilidade e aceitação dessas pessoas por entrevistas – e quem recebeu o hormônio demonstrou que estava bem mais “soltinho”.

A explicação científica é que a substância muda a percepção das pessoas, fazendo com que você se veja de um jeito diferente, normalmente mais otimista e confiante. Como ela foi mais levada para o lado da psicologia e não da toxicologia, ainda não espere encontrar vidrinhos de oxitocina nas farmácias do futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.