Hormônio deixa você mais sociável sem precisar de uma gota de álcool

1 min de leitura
Imagem de: Hormônio deixa você mais sociável sem precisar de uma gota de álcool
Avatar do autor

(Fonte da imagem: Dvice)

Quem é fã de bebidas alcoólicas sabe que elas normalmente deixam as pessoas bem mais extrovertidas, sociáveis e com facilidade na hora puxar papo com estranhos. Mas uma pesquisa recente mostra que é possível alcançar isso sem precisar acordar de ressaca ou passar vergonha na frente dos amigos.

Segundo o The Atlantic, o hormônio oxitocina, exalado pela mulher durante as contrações do parto e também na amamentação, pode causar a sensação de sociabilidade. Isso não significa que inalar a substância é a cura para a timidez, mas o efeito pode dar aquela coragem que falta para você na hora da balada.

A pesquisa, desenvolvida pelo cientista Christopher Cardoso, envolveu administrar placebo e oxitocina a uma série de voluntários. Em seguida, foi avaliado o nível de sociabilidade e aceitação dessas pessoas por entrevistas – e quem recebeu o hormônio demonstrou que estava bem mais “soltinho”.

A explicação científica é que a substância muda a percepção das pessoas, fazendo com que você se veja de um jeito diferente, normalmente mais otimista e confiante. Como ela foi mais levada para o lado da psicologia e não da toxicologia, ainda não espere encontrar vidrinhos de oxitocina nas farmácias do futuro.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Hormônio deixa você mais sociável sem precisar de uma gota de álcool