O que acontece se eu usar combustível espacial no meu carro?

1 min de leitura
Imagem de: O que acontece se eu usar combustível espacial no meu carro?

(Fonte da imagem: PopSci)

Provavelmente você já teve a seguinte dúvida: o que aconteceria se eu usasse combustível espacial em um carro comum? A resposta, dada pelo site PopSci, não é das mais emocionantes. Caso o veículo tivesse um motor a diesel e estivesse sob as condições ideais, provavelmente ele iria operar de maneira perfeitamente normal.

Segundo Manuel Martinez-Sanchez, professor de aeronáutica e astronáutica no Massachusetts Institute of Technology, não haveria qualquer problema em usar hidrogênio líquido como agente combustor. Isto é, a não ser pelo fato de que o elemento deve ser armazenado a uma temperatura de -222°C para se manter líquido, suficiente para congelar qualquer motor convencional.

Caso fosse usado o RP-1, produto baseado em querosene desenvolvido durante a década de 1950, os resultados seriam mais animadores. Devido à sua proximidade com o diesel, não haveria problemas em utilizá-lo em automóveis atuais. Porém, você ainda teria mais sorte usando combustíveis convencionais, que possuem mais eficiência energética do que aqueles desenvolvidos para espaçonaves.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.