5 tecnologias baseadas em teia de aranha

2 min de leitura
Imagem de: 5 tecnologias baseadas em teia de aranha

As teias de aranha são verdadeiras obras da engenharia, trazendo formas e estruturas muito inteligentes. Além disso, o seu material é mais forte que o aço e elástico como uma corda de bungee jump.

Analisando todo o potencial dessa verdadeira maravilha da natureza, cientistas vêm desenvolvendo vários usos diferentes para elas, que vão desde a produção de garrafas biodegradáveis, até a construção de cabos para pontes suspensas.

Tudo isso inspirou o site Popular Mechanics a elaborar uma lista muito interessante, abordando alguns dos usos mais curiosos das teias de aranha nas invenções humanas. Conheça agora  5 tecnologias baseadas em teia de aranha.

Coletes à prova de balas

Pesquisadores conseguiram desenvolver uma espécie de roupa/ segunda-pele à prova de balas, construído à base de teias de aranha. Para isso, os cientistas extraíram a fibra utilizada pelas aranhas para fabricar as teias e às mixaram com seda artificial.

O colete “híbrido” foi capaz de repelir tiros disparados de armas calibre 22, mas com a velocidade dos projéteis reduzida. A roupa, no entanto, continha apenas 4 camadas de material, enquanto que um colete normal fabricado com Kevlar conta com 33 camadas de proteção.

Pele artificial

Pele sendo desenvolvida para enxerto (Fonte da imagem: Reprodução/ Popular Mechanics)

Encontrar substitutos adequados para a pele humana na hora de se fazer enxertos para queimaduras é uma tarefa difícil para os cientistas. E uma nova esperança foi trazida ano passado, graças a algumas experiências com as teias de uma das aranhas da família Nephilidae.

A ideia foi semear uma teia construída pela aranha Golden Orb com células e nutrientes – que deram forma a uma malha de pele saudável e com ótima resistência e flexibilidade.

Curativos

Curativos mais eficientes (Fonte da imagem: Reprodução/ Popular Mechanics)

As teias de aranha são utilizadas há muito tempo como alternativas muito válidas na hora de se providenciar um curativo. Isso porque as vantagens são várias, como disponibilizar uma boa estrutura para a reconstrução da pele e ajudar na regeneração dos tecidos. Além disso, algumas podem apresentar até propriedades antibacterianas.

Air bags mais suaves

Air bags mais suaves (Fonte da imagem: Reprodução/ Popular Mechanics)

Os air-bags são dispositivos de segurança importantíssimos e que podem salvar vidas. Mas mesmo assim, bater com a cabeça em um deles não é nada confortável. Por isso, algumas montadoras estudam a utilização de um composto produzido à base de teias de aranhas, algo que seria capaz de absorver toda a força de um grande impacto.

Novos ligamentos

Ligamentos feitos com teia de aranha (Fonte da imagem: Wikimedia Commons / Hellerhoff)

Quando um ligamento do joelho se rompe, ele precisa ser substituído com uma cirurgia. E para construir um novo, é necessário que o cirurgião corte um pedaço de um tendão de outra parte do corpo para servir como “matéria-prima”.

Entretanto, uma solução alternativa pode ser a utilização de teias de aranha. Grupos de pesquisa têm trabalhado no desenvolvimento de ligamentos artificiais criados com proteínas da teia que teriam tamanho, formato e elasticidade iguais aos normais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.