Nasa quer revolucionar a energia nuclear

1 min de leitura
Imagem de: Nasa quer revolucionar a energia nuclear

Nasa aprimora pesquisas para produção de energia nuclear limpa e sem riscos. (Fonte da imagem: Reprodução/Nasa)

Foi publicado no site da Nasa um vídeo em que o cientista Joseph Zawodny fala sobre as pesquisas da agência espacial estadunidense sobre fusão a frio, também conhecida como reação nuclear de baixa energia (LENR na sigla em inglês). Entitulado “Method for Enhancement of Surface Plasmon Polaritons to Initiate & Sustain LENR”, o vídeo explica como quais os benefícios desse novo método.

Conforme Zawodny, este novo tipo de produção de energia nuclear libera energia por meio da adição de nêutrons. Com isso, eles eventualmente ganham um número suficiente de nêutrons que se transformam em uma nova substância de massa igual, porém de elementos diferentes. Essa nova substância oferece uma energia mais limpa do que os tradicionais combustíveis nucleares.

Além disso, esse processo pode ser realizado com o uso de matérias-primas de fácil acesso, como níquel, carbono e hidrogênio. Segundo o cientista, as pesquisas demonstram que essa nova forma de obtenção de energia nuclear se mostrou eficiente para a produção de energia limpa, sem correr riscos de radiação ionizada e sem desperdício de material.

A principal aplicação desse método seria, para Zawodny, no fornecimento de energia elétrica para casas e prédios. Um aparelho que realizaria todo o processo usando apenas água como substituto do aquecedor convencional e que, com o calor gerado em excesso, serviria também para esquentar a água usada pelos habitantes do local.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.