Exagerou? Conheça 5 dicas da Ciência para curar a sua ressaca

3 min de leitura
Imagem de: Exagerou? Conheça 5 dicas da Ciência para curar a sua ressaca

É muito divertido participar de Carnaval, ano novo, aniversários... Mas o dia seguinte sempre nos reserva algumas surpresas. Como em época de festas é muito mais comum ver as pessoas passando do limite, uma palavra bem chata passa a fazer parte dos dicionários de muita gente: ressaca.

Mas o TecMundo não está aqui para dar lição de moral a ninguém. O que nós faremos neste artigo é listar as maneiras mais eficientes (e cientificamente comprovadas) de amenizar os efeitos da ressaca. Por isso, leia com atenção e anote as dicas mais importantes para não passar mal. É o que você pode fazer enquanto a pílula da ressaca não chega ao Brasil.

Importante: o TecMundo não aprova pessoas que bebem e dirigem – ou utilizam o Facebook para fazer declarações bombásticas.

1. Cisteína: os brócolis salvam

Quando você estiver querendo que o mundo acabe e o álcool deixe de existir, você também vai querer que seu fígado libere todo o etanal do seu corpo. Também conhecido com acetaldeído, o etanal é uma toxina gerada pela reação do álcool no corpo humano e pode causar dores de cabeça, náuseas e tontura.

Por isso, não há nada melhor do que cisteína encontrada em ovos, brócolis, pimenta, cebolas e gérmen de trigo. Esse aminoácido é responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, sendo responsável pela aceleração no processo da cura da ressaca.

2. Potássio: bananas podem ajudar

Já reparou que, quando você está no bar, é mais comum encontrar seus amigos no banheiro do que na mesa? Pois é, o álcool faz com que os seres humanos urinem muito mais do que o normal. Devido ao fato de as bebidas alcoólicas serem muito diuréticas, é comum que os nutrientes do corpo sejam eliminados junto com a urina.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

O potássio é um dos elementos que mais são eliminados no processo, por isso é de suma importância que as pessoas com ressaca comam alimentos ricos nesse nutriente – e não adianta fazer cara feia por causa do enjoo. A falta de potássio pode causar alguns problemas no sistema nervoso e muscular, por isso ingerir bananas, batatas chips e suco de laranja pode ser uma ótima ideia.

3. Frutose: o doce nunca é doce na ressaca

Você sabe o que é o glicogênio? Trata-se de uma reserva de energia vital para a sobrevivência dos animais, armazenada no fígado e nos músculos. Quando ingerimos álcool, o glicogênio é transformado em glicose e logo depois é eliminado do corpo pela urina. Por isso é muito comum a sensação de total cansaço nas manhãs “pós-bebedeira”.

E uma das maneiras mais simples (e rápidas) de recuperar as reservas de energia é por meio da frutose (açúcar oriundo das frutas). Encontrada em frutas, a frutose acelera o processamento do álcool pelo corpo. Infelizmente, isso não significa que as frutas vão ser gostosas, pois é fato que o paladar em dias de ressaca fica bastante alterado.

4. Sódio: o isotônico de verdade

O sal em excesso faz mal à saúde, mas ele é muito necessário para que o corpo consiga realizar algumas das principais reações químicas necessárias para a manutenção dos estados normais. Isso acontece porque o sal é rico em sódio, eletrólito essencial para os seres humanos. Junto com o potássio, o sódio é eliminado em grandes quantidades pela urina.

Acordou com ressaca? Está na hora de comer alguma coisa com sal. Mas há também outras formas de fazer o organismo recuperar o elemento químico. Ingestão de isotônicos é uma ótima alternativa, mas água de coco pode ser ainda melhor.

5. Água: recuperar o que foi perdido

Você sabe qual é a relação entre desidratação e dores de cabeça na ressaca? Como o álcool faz com que as pessoas urinem mais do que o normal, existe uma grande perda de água. Por isso, o corpo tenta se reidratar roubando água do cérebro, que acaba ficando um pouco menor do que o normal. As membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e assim surge a dor.

Para fazer com que isso seja amenizado: água, muita água. O líquido é capaz de fazer com que seu corpo seja reidratado, além de permitir que o cérebro volte a trabalhar da maneira correta. Logicamente, um copo de água não fará a dor passar em 2 minutos, mas a reidratação é essencial para a “revitalização”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.