Formiga assassina libera veneno no ar para matar à distância

1 min de leitura
Imagem de: Formiga assassina libera veneno no ar para matar à distância

Formigas africanas cercam a presa após soltar veneno no ar (Fonte da imagem: Msnbc)

Se você sofre com formigas em sua casa, talvez esteja na hora de conhecer melhor a praga antes de distribuir chineladas pelos cômodos. Isso porque ela pode ser uma espécie africana do animal, que possui um veneno tão mortal que é capaz de matar sua vítima à distância.

Um estudo feito pela Universidade de Toulouse, na França, revelou um pouco dos hábitos da pequena criatura, sobretudo a forma com que ela age para matar suas presas. Segundo os pesquisadores, o animal “cospe” um veneno que paralisa sua vítima, matando-a lentamente. Além disso, essa secreção também serve para chamar outras formigas, deixando o ataque mais perigoso.

Ficou com medo? Então não se preocupe, pois, a não ser que você more em meio a uma plantação de cacau, não há nada o que temer. Isso porque, conforme revelou o estudo francês, essa espécie é encontrada com mais frequência apenas em regiões onde a fruta é plantada.

Além disso, a pesquisa mostrou que ela não chega a ser uma ameaça ao ser humano, mas aos cupins. Isso acontece porque os devoradores de madeira são muito mais sensíveis à toxina liberada do que outros animais — o que torna a formiga africana um ótimo repelente natural.

A ideia dos cientistas de Toulouse é conhecer melhor os hábitos dessa formiga e sua relação com os cupins para desenvolver formas de acabar com as pestes domésticas. Para isso, eles analisaram o comportamento dos dois animais quando postos juntos. O resultado mostrou que os cupins tentam defender seu território e avançam em direção à ameaça — e é exatamente nesse momento que o veneno é liberado no ar, matando a rival em alguns minutos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.