O que um pombo e um helicóptero têm em comum?

Imagem de: O que um pombo e um helicóptero têm em comum?

(Fonte da imagem: National Geographic)

Os pombos são considerados por muitos uma espécie de ratos com asas. Contudo, para alguns pesquisadores da Universidade de Harvard, o seu modo de voo se assemelha muito mais ao de um helicóptero do que qualquer outra coisa. Esse é o resultado de uma pesquisa conduzida pelo professor Ivo Ross.

Existem duas maneiras de um objeto voador, vivo ou mecânico, mudar de direção no ar: alterando a direção do corpo ou alterando a direção de força de propulsão. Helicópteros e insetos usam o primeiro método, enquanto os aviões se comportam da segunda maneira.

Por suas características físicas parecidas com as de um avião, em especial as asas, imaginava-se que os pombos também adotavam o segundo método, mas o estudo realizado por Ross mostrou exatamente o contrário.

O grupo de pesquisadores liderado por ele filmou em câmera lenta o voo dos pássaros e descobriu que eles mudam a direção do corpo inteiro e redirecionam as forças aerodinâmicas para que ambas fiquem alinhadas.