Espécie de formiga é capaz de voar e fazer manobras no ar

1 min de leitura
Imagem de: Espécie de formiga é capaz de voar e fazer manobras no ar
Avatar do autor

As formigas não estão entre os insetos ameaçados no ecossistema. Na década de 90, em apenas uma árvore no Peru foram encontradas mais de 43 espécies, a mesma quantidade que vive nas ilhas britânicas, por exemplo.

Porém, o comportamento de uma espécie de formiga tem chamado a atenção dos pesquisadores. O inseto atende pelo nome científico de Cephalotes atratus e, sem asas, é capaz de voar, planar e até mesmo mudar de direção durante uma queda livre.

Parar no ar e mudar de direção bruscamente durante um voo não é algo simples nem mesmo para as espécies com asas, sendo considerado um movimento raro. Segundo os cientistas, a formiga controla a sua posição usando as patas e o movimento é tido como acima das possibilidades do sistema nervoso de um inseto desse porte.

Para o pesquisador Robert Dudley, a descoberta pode indicar outro caminho no estudo da evolução das espécies. “Podemos perceber que a evolução do voo tem mais relação com o controle de movimentos do que com a formação das asas”, explica.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Espécie de formiga é capaz de voar e fazer manobras no ar