Quando ficamos nervosos, geralmente apelamos para aquele delicioso chocolate que fica escondido nas gavetas de emergência. Não é psicológico, o chocolate realmente estimula a liberação do hormônio endorfina, que faz com que nos sintamos mais calmos.

E os pesquisadores da Universidade de Exeter (Inglaterra) estão tentando provar que caminhadas de 15 minutos pode reduzir o consumo de chocolate. Os estudos publicados no periódico Appetite mostram que, em ambientes de trabalho, pequenos trechos percorridos a pé podem fazer com que a necessidade do chocolate seja reduzida pela metade.

Nos testes, 78 pessoas que têm o hábito de comerem o doce foram submetidas a uma abstinência de dois dias. Depois disso, separados em grupos, metade delas pode comer chocolate e a outra metade foi instruída a caminhar. Estes segundos grupos puderam também ingerir o doce após a caminhada. Enquanto a média de consumo dos primeiros foi de 28 gramas, os segundos consumiram apenas 15 gramas.

O principal objetivo desta pesquisa é provar que a “mania” de comer chocolate para se acalmar pode tornar-se um vício pouco saudável. Como já é provado há tempos, por meio de caminhadas, as pessoas podem ter a endorfina liberada da mesma maneira (atividades físicas funcionam da mesma maneira que os doces) e também se sentirem mais calmas.

Cupons de desconto TecMundo: