O centro da Terra não é como você imaginava

Imagem de: O centro da Terra não é como você imaginava

A adaptação de "Viagem ao Centro da Terra" para os cinemas tenta reproduzir o núcleo do planeta. (Fonte da imagem: New Line)

Em aventuras como “Viagem ao Centro da Terra”, de Julio Verne, o núcleo do planeta é descrito como um local cheio de lava, criaturas bizarras e oxigênio. Mas um grupo de cientistas está querendo dar um fim à ficção: a partir de observações geofísicas e estudos experimentais sobre a pressão e a química do local, o mistério sobre esse ponto do planeta pode ser finalmente desvendado.

As pesquisas mais antigas diziam que o núcleo externo é líquido e consiste principalmente em ferro derretido unido com elementos mais leves, mas nenhuma resposta concreta dizia exatamente quem seriam eles e quanto influenciam na estrutura do planeta. O novo estudo submeteu elementos como enxofre, carbono, silício, oxigênio e hidrogênio a condições de temperatura e pressão similares às do centro da Terra.

Segundo a Nature, conclusões ainda são incertas, mas algumas respostas começaram a surgir: o oxigênio, por exemplo, não é tão abundante quanto se pensava, já que os resultados de densidade diferenciava do nosso núcleo. Além disso, o silício pode ser um dos elementos mais importantes, pois os cálculos envolvendo o elemento ficaram mais próximos da realidade.