Onde estão os ETs? Procure em planetas não similares a Terra

Imagem de: Onde estão os ETs? Procure em planetas não similares a Terra

Concepção artística de um planeta igual ao nosso (Fonte da imagem: NASA/JPL)

Existe vida fora da Terra? Os cientistas estão sempre em busca da resposta de uma das maiores questões da humanidade. Para eles, exoplanetas (que orbitam uma estrela que não é o Sol) são os candidatos a terem vida alienígena.

Ao todo foram encontrados 702 exoplanetas, de acordo com a Enciclopédia de Planetas Extra-solares, um banco de dados compilado por Jean Schneider, astrobiólogo do Observatório de Paris-Meudon. E os cientistas estão ansiosos para saber se algum deles abriga vida. As informações são do site Space.com.

Metodologia extraterrestre

Em um novo estudo, astrobiólogos propõe dois novos sistemas de classificação planetária que pode tornar mais fácil a localização de mundos com potencial habitável. Uma delas é o ESI, Earth Similarity Index (Índice de Similaridade com a Terra), que classifica os exoplanetas de acordo com as condições de vida do nosso. Ele fornece uma ferramenta de triagem rápida para detectar planetas semelhantes à Terra.

Como a terra é o único planeta habitável conhecido do universo (até o momento), esse índice faz todo sentido para os cientistas. Para Dirk Schuelze-Makuch, astrobiólogo da Universidade Estadual de Washigton, o interesse por exoplanetas vai concentrar-se inicialmente na busca de planetas como a Terra, ou seja, terrestres.

A novidade é a segunda escala, chamada de Planetary Habitability Index (Índice de Habitabilidade Planetária), ou simplesmente PHI, que considera parâmetros químicos e físicos que suportam a vida em condições mais extremas, não encontradas na Terra.

Nem só com Sol e água

Segundos os cientistas, a busca por planetas similares a Terra restringe muito a possibilidade de encontrar mundos potencialmente habitáveis. Para eles, fatores como “água” e “estar girando ao redor de uma estrela” limitam o critério de habitabilidade.

Os lagos de hidrocarbonetos de Titã (uma lua de Saturno) pode hospedar vida, por exemplo. Estudos em ambientes de hidrocarbonetos na Terra indicam que eles são habitáveis. Planetas livres de uma estrela central, como no nosso caso, também poderiam conter condições para formar vida.