Ciclone bomba assusta sul do Brasil nesta terça-feira (30)

1 min de leitura
Imagem de: Ciclone bomba assusta sul do Brasil nesta terça-feira (30)

Nesta terça-feira (30), a região sul do Brasil entrou em estado de alerta por conta de um fenômeno chamado ciclone bomba. O evento meteorológico foi previsto pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Destelhamentos e quedas de árvores já faziam parte da previsão, e moradores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul estão usando as redes sociais para registrar a destruição causada pelo ciclone extratropical intenso. O apelido "bomba" é derivado da rapidez com que tudo acontece.

O fenômeno, que deve se estender até a quarta-feira (1º), acontece quando uma frente fria se associa a uma queda repentina na pressão atmosférica. A expectativa é de que as rajadas de vento ultrapassem os 100 km/h na noite desta terça-feira nas regiões de Rio Grande, Cassino, Capilha, Santa Vitória do Palmar, Chuí e São José do Norte. Ao longo da quarta-feira, os ventos e a chuva devem dar lugar a um frio intenso.

Outro resultado deste ciclone de formação rápida é a agitação do mar. A Marinha emitiu um alerta de possibilidade de ressaca, com ondas entre três e quatro metros de altura no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.