MEC libera estágios práticos e aulas online até o final do ano

1 min de leitura
Imagem de: MEC libera estágios práticos e aulas online até o final do ano
Imagem: Unsplash
Avatar do autor

O Ministério da Educação (MEC) vai permitir a realização virtual de estágios práticos dos cursos de ensino superior, além de aulas online. Para tanto, será publicada uma portaria ainda nesta semana liberando as atividades até o dia 31 de dezembro deste ano.

“Antes, estávamos reeditando a portaria todo mês. Não achávamos que a pandemia fosse durar tanto, mas agora optamos por uma portaria com validade até o fim do ano”, afirmou Marcio Coelho, diretor de política regulatória da Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), ligada ao MEC.

a  Unsplash/Reprodução 

Em alguns cursos, as ferramentas remotas não poderão ser utilizadas e esses casos ainda serão analisados pelo ministério. O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Curi, pondera que na maior parte das graduações é possível realizar o estágio virtual. “Decidimos flexibilizar o estágio para evitar uma evasão ainda maior”, disse Curi.

Segundo um levantamento feito pela consultoria Educa Insights e pela ABMES, cerca de 80% das faculdades privadas adotaram a modalidade de aulas à distância no Brasil. Por outro lado, grande parte das universidades públicas permanecem sem aulas desde o início da quarentena.

Apesar das críticas sobre o ensino remoto, representantes do MEC e da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), acreditam que essa decisão vai afetar positivamente a imagem dos cursos à distância. “O futuro é a ensino híbrido, não vai haver curso só presencial, ou só on-line”, disse Celso Niskier, presidente da ABMES.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
MEC libera estágios práticos e aulas online até o final do ano