Cientistas criam braço mecânico que ajuda até a quebrar paredes

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam braço mecânico que ajuda até a quebrar paredes
Imagem: Createk Engineering Lab
Avatar do autor

Pesquisadores da Université de Sherbrooke, no Canadá, desenvolveram um braço mecanizado que é capaz de auxiliar um ser humano durante várias tarefas manuais.

Os experimentos ainda estão no começo e o equipamento é bem rudimentar: ele só funciona ligado por cabos auma fonte de controle e energia, além de não ser tão preciso ou forte. Ainda assim, o robô serve de assistente em várias tarefas, como ajudar durante uma colheita simples, passar ferramentas ao ser humano e até aplicar uma camada de tinta na parede sem muito cuidado com a qualidade.

No fim, para mostrar possíveis aplicações futuras, o braço consegue até mesmo quebrar uma superfície com pancadas. Confira:

O braço robótico pesa mais ou menos a mesma coisa que o membro humano e é operado por um controle-remoto com a forma do braço em miniatura, comandado por um segundo usuário. A resposta é praticamente em tempo real, com movimentos laterais bastante dinâmicos.

A ideia é que o braço fique cada vez mais leve e o próprio voluntário que "veste" o equipamento tenha alguma influência sobre o controle.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Cientistas criam braço mecânico que ajuda até a quebrar paredes