Empresa desenvolve robô capaz de pastorear e cuidar de colheitas

1 min de leitura
Imagem de: Empresa desenvolve robô capaz de pastorear e cuidar de colheitas
Imagem: Boston Dynamics

A empresa de tecnologia Boston Dynamics desenvolveu o Spot, robô inspirado em cães pastores que pode ser utilizado em diversos segmentos da agropecuária, incluindo a inspeção de colheitas e o pastoreio de animais. O robô foi divulgado pela plataforma de tecnologia parceira Rocos, através de um vídeo postado nesta segunda-feira (18) no YouTube.

O Spot é capaz de percorrer uma grande variedade de terrenos com agilidade andando ou até mesmo utilizando rodas. Esse robô pode ser equipado com uma série de tecnologias de acordo com a necessidade do local. Além de câmeras infravermelhas, por exemplo, o Spot também pode usar a tecnologia LIDAR (Light Detection And Ranging) — que realiza um mapeamento de terrenos em tempo real.

A Rocos pretende desenvolver um sistema que possa controlar Spots remotamente. No vídeo de divulgação, a empresa destaca a capacidade de trabalho autônomo desses robôs que, enquanto exercem suas funções, podem alimentar um banco de dados com informações úteis, como estimativas de rendimentos das colheitas. Através disso, donos de fazenda poderão controlar e inspecionar suas propriedades sem se deslocarem.

Além de sua participação nas colheitas, a Boston Dynamics treinou seu robô para ajudar na triagem de pacientes com covid-19. No entanto, essa não foi a única escapada do Spot para outras áreas. Segundo uma publicação do site Engadget, a tecnologia pode ser futuramente adotada pela polícia de Massachusetts como um "dispositivo móvel de observação remota".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.