Cientistas desenvolvem mão de metal líquido que muda de forma

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas desenvolvem mão de metal líquido que muda de forma
Imagem: Meio Norte

Pesquisadores da Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos, desenvolveram protótipos de metal líquido que recuperam seus padrões iniciais quando aquecidos, incluindo uma mão que abre e fecha sozinha.

A equipe responsável pelo projeto, composta pelos especialistas Fanghang Deng e Pu Zhang, criou diversos modelos. O protótipo de mão, por sua vez, recebeu o maior destaque e foi classificada como "a primeira treliça de metal líquido do mundo" pela dupla.

Processo de criação

a  Fanghang Deng/Reprodução 

Para construir o modelo, os pesquisadores tiveram que desenvolver primeiramente uma tela metálica em conjunto com um molde que, nesse caso, foi uma luva de borracha. Para tanto, a equipe utilizou impressão 3D e uma série de processos. O metal líquido foi inserido no interior dos "fios" da treliça. Assim, quando a mão se fecha ou sofre alguma deformação, o metal cede e cria uma nova forma.

A mão foi fabricada com liga de Field, uma mistura de bismuto, índio e estanho que torna-se líquida no ponto de fusão de 62 ºC. Na medida em que a treliça de metal se aproxima desta temperatura, a mão desenvolvida pela equipe se abre lentamente.

Isso porque, com o aquecimento, o metal se liquefaz e ocupa os espaços anteriores, fazendo com que o objeto retome sua forma inicial. "O esqueleto da casca controla a forma e a integridade geral, para que o próprio metal líquido possa ser confinado nos canais", explicou Zang.

Robôs de metal líquido

Os pesquisadores, contudo, não se contentaram apenas com esta descoberta. Eles, assim como outros especialistas da robótica, se inspiram no robô de metal líquido do filme Exterminador do Futuro 2: Dia do Julgamento que pode se transformar em qualquer pessoa e se recuperar de qualquer dano. "Nosso sonho é construir um robô de treliça de metal líquido, e agora temos uma mão, então estamos um passo adiante," disse Wang.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.