Alexa ganha comandos em português sobre coronavírus

1 min de leitura
Imagem de: Alexa ganha comandos em português sobre coronavírus
Imagem: Amazon

A Amazon anunciou uma série de novas formas de interação em português do Brasil com a Alexa, a assistente pessoal da companhia. A partir de agora, você pode questionar a plataforma a respeito do novo coronavírus, tirar dúvidas relacionadas à doença covid-19 e até procurar locais de atendimento médico próximos.

Uma das novidades é uma espécie de "autoteste", em que usuários com dúvidas a respeito da própria condição podem ser aconselhados sobre procurar ou não atendimento. Todas as respostas da Alexa foram montadas com base em informações do Ministério da Saúde, do Instituto de Pesquisas Eldorado e do Hospital Albert Einstein. Para isso, basta usar um dos seguintes comandos:

  • "Alexa, como sei se peguei a Covid-19?"
  • "Alexa, como sei se tenho o coronavírus?"
  • "Alexa, acho que peguei o coronavírus"
  • "Alexa, eu posso ter sido infectado com a Covid-19"
  • "Alexa, abra o autoteste para coronavírus"

O autoteste de Alexa não substitui uma avaliação médica ou um diagnóstico e nem recomenda medicamentos, mas pode ser uma ajuda inicial para encaminhar você a um médico.

Além disso, a assistente pessoal agora tem uma skill chamada "Perguntas coronavirus", reunindo informações na forma de perguntas e respostas. Para ativar esse modo, primeiro lance o comando "Alexa, abra Perguntas coronavírus". Em seguida, você terá acesso a uma série de dúvidas frequentes sobre transmissão e prevenção do vírus — incluindo dados sobre grupos de risco, contaminação em objetos de diferentes materiais e até eventuais transmissões por animais de estimação.

Atendimento

A Alexa ainda indica a instituição de saúde pública mais próxima, sendo um hospital público ou posto de saúde perto de você. Para isso, faça comandos como:

  • "Alexa, abra Atendimento SUS"
  • "Alexa, qual o posto de saúde mais próximo?"
  • "Alexa, qual o hospital público mais próximo?"

A Alexa pode ser usada por qualquer pessoa com o aplicativo Alexa em um smartphone, na linha Amazon Echo ou em outros dispositivos inteligentes compatíveis, como alto-falantes e TVs com o aplicativo integrado.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.